quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Ninguém tem motivos para fraquejar

    Seria maravilhoso se tudo corresse bem para nós. Mas sabemos que isso não é possível. Na realidade, todos passamos por tempos em que temos de enfrentar pressões e cargas adicionais. Algumas vezes essas cargas podem parecer tão pesadas que simplesmente não sabemos como tratá-las. É nesses momentos que a Palavra de Deus pode nos orientar. O Profeta Isaías falou a um Israel muito desanimado e oprimido (ver Isaías 40.28-31), e o encorajou a renovar a sua confiança no Senhor. 

    Deus continua sendo o centro dessa confiança. Nossas experiências passadas da fidelidade de Deus devem animar-nos a crer que Deus nos vai ajudar em nossas necessidades presentes. A bondade, a proteção e o cuidado que Deus teve conosco até aqui devem servir de baluarte para que nossa confiança em Deus seja renovada. Isaías também disse à nação israelita que recobrasse o ânimo, pois um dia toda a injustiça acabaria debaixo do governo justo de Cristo. Esse dia virá. 

    A mensagem do amor de Deus dá esperança aos oprimidos. "Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão." Isaías 40:31. É um grande consolo saber que um dia toda a tristeza, amargura, opressão e injustiça desaparecerão. Em seu egoísmo, o ser humano se orgulha muito daquilo que ele tem feito e naquilo que ele tem edificado. Mas um dia todas essas coisas se desvanecerão como a neblina. Somente o reino eterno de Deus permanecerá. Há grande liberdade em aprender a colocar de lado nossas débeis fontes de confiança, como faz o mundo, e colocar toda nossa confiança no Senhor. 

    De que maneira Deus lhe demonstrou a sua fidelidade no passado? Como você pode usar esse conhecimento para adquirir mais ânimo a fim de poder confiar em Deus hoje e nos dias futuros? Em que aspectos de sua vida você precisa de força para o dia de hoje? Por que é importante aprender a esperar? Quando paramos para refletirmos essas questões na nossa vida encontramos respostas em Jesus. Olha o que Ele diz: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Mateus 11:28,29. 

    Aprenda uma coisa muito importante para a sua vida. Deus é nosso ajudador. "Eis que Deus é o meu ajudador, o Senhor está com aqueles que sustêm a minha alma." Salmos 54:4. A chave para encontrar renovação espiritual é esperar no Senhor. A pessoa que espera em Deus é a que continua buscando a Deus pacientemente ainda que não veja a resposta prontamente. Essa pessoa recebe a força de que tanto necessita. Pode elevar-se acima de seus problemas como faz a águia, ou pode continuar correndo ou caminhando com Deus. Ninguém tem motivos para fraquejar; Deus lhe dará toda a força necessária para chegar ao alvo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário