quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

O que acontece quando a igreja não mantém o equilíbrio entre a visão do céu e da terra?

    Conclamo a todos os cristãos a fazerem uma breve reflexão sobre o papel da igreja na terra. A busca da espiritualidade, tem levado muitas igrejas a fitarem os olhos no céu, desviando-os totalmente da terra. Isso faz lembrar os discípulos que estavam com Jesus no monte, por ocasião de sua transfiguração, e ficaram tão maravilhados com a experiência sobrenatural que lhes sobreveio, que Pedro disse a Jesus: "Senhor, bom é estarmos aqui; se queres, façamos aqui três tabernáculos, um para ti, um para Moisés, e um para Elias." Mateus 17:4. O desejo de Pedro e dos outros dois discípulos, era ficar ali, porque a visão era sublime demais. Só que esse impulso precisava ser dominado, pois havia muito a fazer lá embaixo. 

    Assim como os nossos queridos discípulos, nós, muitas vezes, queremos estar na presença de Deus na Igreja. É tão bom sentir a presença do Senhor, glorificar o seu santo Nome e conviver com os irmãos. No entanto, se sairmos do templo já vamos nos deparar, em alguns casos, na primeira esquina ou semáforo, com pessoas em situação de risco, vivendo nas calçadas. Os bares estão superlotados, as boates também. O mundo é um caos e o cristão desejaria estar longe de tudo isso. Não podemos. Estamos aqui com uma missão. Não podemos ignorar isso. A igreja tem a missão de ser o sal da terra e a luz do mundo. Cada um de nós temos essa responsabilidade. No caso dos discípulos, enquanto eles estavam no monte, os outros discípulos ficaram embaixo, tentando libertar um jovem possesso e não conseguiram. Estar no "monte" pode ser muito bom, mas é preciso descer, pois o inimigo está trabalhando lá embaixo. 

    O mundo jaz no maligno. A própria Palavra de Deus diz isso. Neste sentido, a Igreja tem uma missão a ser cumprida no mundo, de forma engajada, sem ser alienada. Os males que estão no mundo, através de todas as suas formas, exigem uma postura cristã e bíblica da Igreja. Nós, cristãos, não podemos fechar os nossos olhos e ignorar o que se passa a nossa volta, como se os problemas existentes não nos dissessem respeito. Essa não pode ser a nossa postura. Ignorar o que acontece a nossa volta é fechar os olhos e deixar que tudo vá de mal a pior. O Senhor nos chamou para sermos diferentes, mas para influenciar este mundo e não ser influenciado por ele. A necessidade de se levantar os olhos para o céu é tão grande, quanto o de baixá-los para ver o que se passa na terra. 

    É interessante quando pensamos sobre isso porque vemos exemplos dos quais podemos tirar lições preciosas para as nossas vidas. Quando Neemias foi a Jerusalém, após tomar conhecimento da situação de miséria na qual a cidade se encontrava, ele primeiramente percorreu a cidade, viu o que de fato havia acontecido, e partiu para a ação. "E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias. E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado." Neemias 2:11,12. Após percorrer a cidade, ver a sua situação calamitosa e aqueles que só desejavam ver a ruína da cidade, Neemias foi categórico. "Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém." Neemias 2:20. Ele viu uma cidade que precisava urgentemente ser reerguida e não ignorou o fato de, também, ser responsável para fazer alguma coisa. Nós, da mesma forma, não podemos ignorar os males da sociedade. 

    Jesus, nosso maior exemplo, viu as multidões como sendo ovelhas que não tem pastor, isto é, aflitas, desorientadas, inseguras, desprotegidas. Por isso, Ele foi ao encontro delas, para pregar, ensinar e curar. O que nós estamos fazendo? Quantos de nossos irmãos, em vez de levar uma mensagem de fé e esperança aos necessitados, levam mensagem de ódio e condenação? Cristãos que destilam impropérios o tempo todo. Que mandam para o Inferno como se fossem melhores do que todas as outras pessoas deste mundo. A Igreja precisa ter uma visão bastante nítida das pessoas que estão no mundo. São seres humanos, cuja vida e bem-estar precisam estar acima das estruturas e da tradição. 

    Sigamos o exemplo de Jesus em sua oração sacerdotal. "Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo." João 17:15-18. A Igreja tem uma missão especial que é refletir a glória de Cristo nesta terra. Muitas pessoas ainda vão receber as boas novas e aceitar a salvação em Jesus Cristo por nossa causa, se assim o fizermos de acordo com os mandamentos do Senhor. Precisamos, mais do que nunca, olharmos para o céu e buscar orientação e o poder de Deus para o seu trabalho, sem tirar os olhos da terra. Que Deus em Cristo nos ajude! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário