quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXIII

    1. Neste século marcado pela descrença e impiedade, devemos apegar-nos firmemente aos princípios da Palavra de Deus, a fim de sermos exemplos da verdade, justiça e temor a Deus. "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos" (2 Timóteo 3.1). É uma realidade o que presenciamos nos dias hodiernos onde detectamos, sem nenhum esforço para isso, um sensível aumento da iniquidade, egoísmo, perversão e crueldade. Por isso, não podemos deixar de nos aproximar de Deus porque corremos o sério risco de sermos atingidos pela frieza espiritual característica dos últimos dias. 

    2. Devemos saber que Cristo Jesus é o verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós, a fim de nos redimir do pecado. "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1.14). Em Deus, o cristão sempre estará seguro, pois Ele cuida dos seus filhos e, com a sua destra, protege-os do mal. Quando temos essa certeza, não nos deixamos ser abalados por nenhuma provação porque confiamos inteiramente no Filho de Deus. 

    3. Precisamos compreender que a verdadeira pregação evangélica eficaz é aquela que tem a cruz de Cristo como mensagem central e a autoridade e o poder do Espírito Santo como fundamentos. "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus" (1 Coríntios 1.18). Qual é a genuína mensagem cristã, segundo a Bíblia? Nossos púlpitos e salas de aula estão realmente a serviço da verdade, segundo a Palavra de Deus, ou da mentira, soberba e ganância dos falsos profetas? 

    4. Saiba que as promessas de Deus não são amuletos para trazer sorte ao ser humano, mas um comprometimento da sua Palavra, segundo os seus soberanos propósitos para as nossas vidas. "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade" (Filipenses 2.13). As promessas de Deus são atos de sua suprema autoridade, para cumprir seus soberanos propósitos. Elas não são receitas mágicas que o ser humano, a seu bel-prazer, lança mão em situações particulares para exigir, decretar ou determinar que as coisas aconteçam a seu modo. 

    5. Devemos nos conscientizar sobre a ansiedade e como vencê-la. A fé em nosso Senhor Jesus é o único remédio capaz de desfazer os efeitos danosos da ansiedade. "Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós" (1 Pedro 5.7). O Senhor Jesus, em seus ensinos, revelou-nos o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, é o mesmo que cuida de nós com seu imenso amor. Para tanto, basta tão somente confiarmos nEle e buscarmos seu reino e justiça em primeiro lugar. 

    6. Quão reconfortável é saber que Cristo é sumo sacerdote eterno. Seu sacerdócio e sacrifício são perfeitos, por isso, pode salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus. "Jurou o Senhor e não se arrependerá: Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque" (Salmos 110.4). Jesus é o nosso único sacerdote e mediador diante de Deus. Quando sentires oprimido ou abatido clame ao Senhor, pois Ele conhece o seu padecer e virá lhe socorrer no tempo oportuno. 

    7. Precisamos saber que o amor é uma virtude eterna. O amor de Deus em nós não é um dom, mas fruto do Espírito expresso na vida do verdadeiro cristão. "E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado" (Romanos 5.5). Amor é a revelação da natureza e do poder de Deus em nossas vidas. Sem amor nada tem importância, peso ou expressividade uma vez que todas as coisas são anuladas pela ausência dele. O nosso amor ao próximo é um mandamento divino através de toda a Bíblia. Por isso, sempre devemos ter a obrigação de amar os nossos semelhantes. 

    8. O verdadeiro cristão não vive com medo. O amor de Deus derramado no crente é a garantia da vitória sobre o medo. "Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor" (1 João 4.18). Medo é o sentimento de inquietação, pavor ou assombro ante a noção de um perigo real ou imaginário. Devemos saber que a vitória sobre o medo está no amor. Por amar a Deus, grandes cristãos do passado não temeram pela própria vida. A Bíblia diz que no amor não existe medo, ao contrário, o perfeito amor lança fora o medo. Amemos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e Ele nos guardará de todo mal e temor. O cristão não precisa defender o armamentismo. 

    9. Como usufruir da verdadeira prosperidade? A verdadeira prosperidade consiste em ter a Deus como o nosso supremo bem, como nosso Criador, Salvador e Senhor. "Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33). Prosperidade é o estado daquele que é próspero, bem-sucedido, feliz ou afortunado. O significado da verdadeira prosperidade é o próprio Senhor. Deus é o Supremo Bem que devemos anelar acima de todas as coisas. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário