quarta-feira, 5 de outubro de 2022

7 Verdades bíblicas para uma vida cristã sadia

    1. “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera” (Isaías 64.4). 
 
    Deus existe, é eterno, poderoso e tem prazer em se relacionar conosco, em nos dar a salvação e a vida eterna. Deus é uma pessoa, quer criou todas as coisas, tem todo o poder, todo o conhecimento, e revelou a si mesmo nas Sagradas Escrituras, a fim de que pudéssemos ter um relacionamento correto com Ele. O Criador não nos deixou sozinhos neste mundo. Ele não nos abandonou para vivermos de acordo com nossas próprias vontades, sem orientações que delimitem a nossa existência. 
 
    2. “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus” (Gálatas 3.27,28). 
 
    Seguindo o exemplo do Mestre, devemos lutar contra todo tipo de discriminação social e acepção de pessoas. Jesus também viveu em uma sociedade marcada pela discriminação aos grupos menos privilegiados. Entretanto, a forma como tratou todas as pessoas com igualdade, independentemente da sua condição, serve-nos de modelo para a vida em sociedade e o exercício da cidadania. 
 
    3. “Tudo sucede igualmente a todos: o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador, ao que jura como ao que teme o juramento” (Eclesiastes 9.2). 
 
    Diante das catástrofes ambientais, demonstremos o cuidado do Senhor por meio da solidariedade cristã. Sabemos, por intermédio das Escrituras Sagradas, que Deus não aboliu o sofrimento. Enquanto vivermos neste mundo estamos sujeitos às intempéries desta vida. Embora Deus tenha o controle e governo da história, e permita que alguns desastres naturais aconteçam, Ele não pode ser responsabilizado pelo mal que temos presenciado neste século. As tragédias ambientais não são resultado da ação divina, mas da ganância do ser humano, da destruição da natureza e do descaso de alguns governantes com a vida humana. 
 
    4. “Se for possível, quando estiver em vós, tende paz com todos os homens” (Romanos 12.18). 
 
    O dever do cristão é viver em paz com todos, independentemente do credo, etnia e cultura, mesmo que a pessoa seja de difícil convivência. Na sociedade moderna precisamos saber conviver e respeitar as diferenças de ideias, religião e cultura, no entanto, o cristão discerne tudo pela Palavra de Deus. Há formas universais de tratar alguém. Todos desejam ser tratados com educação, respeito e cordialidade. Todavia, com alguns isto não basta, são necessárias altas dosagens de paciência, tolerância e resignação. 
 
    5. “E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo" (Atos 2.46,47a). 
 
    A ordem de Jesus Cristo de pregar o evangelho a todas as pessoas pode ser obedecida com a utilização, sábia e prudente, dos meios de comunicação. Utilizar a mídia para anunciar a Palavra de Deus não é errado, desde que o objetivo seja glorificar o nome do Senhor. A tevê é um veículo de comunicação de massa, seu poder de alcance é muito grande. Porém, precisamos utilizar este recurso midiático com sabedoria e coerência, nunca para proveito próprio. 
 
    6. “Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam” (Atos 17.30). 
 
    A fé cristã está fundamentada na revelação de Deus em Cristo, e nisto se distingue das demais crenças e religiões, embora reconheça o direito de todos expressarem livremente suas crenças. Vivemos numa sociedade plural onde o indivíduo tem o direito de expressar sua crença ou mesmo de se pronunciar ateu. É imperativo que o cristão saiba respeitar as diferenças religiosas sem negar-se ao mandato cristão de apregoar a salvação em Cristo. Pregue o Evangelho com firmeza e sabedoria. 
 
    7. “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra” (Oséias 6.3). 
 
    O mistério que é Deus se descobre ao caminhar com Ele pela fé! É a vontade de Deus que o crente viva a vida no Espírito com liberdade e discernimento, sem extinguir sua presença na comunidade. O Espírito de Cristo é o agente divino que nos insere na comunhão trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário