sábado, 15 de outubro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XXIV

    1. A verdadeira adoração a Deus compreende, necessariamente, o nosso serviço voluntário, santo e amoroso ao seu Reino. Não podemos acreditar que estaremos adorando a Deus se estivermos querendo a glória para nós mesmos. O verdadeiro adorador é aquele desprovido de seu ego e que deseja apenas que o Senhor seja glorificado. A adoração é voluntária, vem da alma que deseja agradecer a Deus por todas as bênçãos alcançadas. 

    2. Precisamos aprender que Deus requer duas coisas de cada um de nós: que nos separemos do mundo e que nos dediquemos, em pureza e santidade, ao seu serviço. O Senhor pede-nos um culto racional. Seguir a Cristo significa renúncia e dedicação. Renúncia ao mundo e ao velho eu. Dedicação a Cristo e a sua causa. Estamos dispostos a isso? 

    3. A verdadeira sabedoria está associada ao temor do Senhor e não ao mero acúmulo de conhecimento. Quando descobrimos que somente Deus é a fonte da verdadeira sabedoria e O buscamos de coração, receberemos dEle a sabedoria que vem do alto. A sabedoria é um bem valioso e caro; ela não tem apenas preço, mas, sobretudo, valor. A verdadeira sabedoria não pode ser comprada e nem comercializada. A encontramos em Deus. Por isso, faz-se necessário uma vida de dedicação e busca pelo conhecimento de Deus. 

    4. A tentação é permitida por Deus como prova da fé. Ela só pode ser vencida mediante o poder do Espírito Santo operando no crente. A natureza humana é sujeita a sofrer tentações, porém, se dependermos unicamente da constante comunhão com Deus, teremos vitória. Apenas quando colocamos nossa total confiança em Deus é que podemos vencer as tentações. O Senhor Jesus Cristo venceu por nós e nos ajuda sempre que o buscarmos de todo o coração. 

    5. O cristão, ao orar a Deus com perseverança, precisa ter fé no poder divino, ao mesmo tempo se submeter à soberania do Senhor. Orar é falar com Deus. E, quando falamos com Deus, estamos falando com quem pode resolver os nossos problemas. Erramos quando vamos reclamar ou buscar ajuda nos amigos, colegas, profissionais e outros. Quem cuida de cada um de nós é o Senhor Deus e Ele deseja que falemos com Ele, que O busquemos de todo nosso coração. "Clama a mim e responder-te-ei". O segredo para uma vida vitoriosa é não perdermos a comunhão com o Senhor. 

    6. Conhecer a Palavra de Deus sem praticá-la é puro intelectualismo; pregá-la sem vivê-la é puro farisaísmo; praticá-la é torná-la viva ante o mundo. A grande verdade é que o cristão precisa ser uma testemunha viva do evangelho. Não dá para ofuscar essa verdade. É preciso viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus. Ler a Palavra, praticar as boas obras e separar-se do mundanismo é a forma mais eficaz de vivermos o verdadeiro evangelho de Cristo. Praticar a Palavra é algo bem difícil, porém, sublime. A Bíblia é o código de Deus para o ser humano. 

    7. O caminho da restauração passa pelo arrependimento e confissão do erro cometido e abandono da prática pecaminosa. A Palavra de Deus é fundamental no processo de restauração, atuando como luz em nossas densas trevas. O reconhecimento dos nossos pecados, da santidade de Deus e da sua misericórdia são fundamentais no processo de restauração. Não podemos dizer que nunca vamos errar o caminho, no entanto, sempre que errarmos, devemos ser conscientes de que precisamos da misericórdia de Deus e do seu perdão. 

    8. A verdadeira segurança, segundo a Palavra de Deus, consiste em o cristão entregar-se inteiramente aos cuidados do senhor e nEle confiar e descansar. Não é possível confiar nos homens e nem nos governos. Eles não conseguem proteger nem a si mesmos. O mundo passa por ataques violentos e grande insegurança. Por isso, devemos nos apegar ao Senhor e confiar em sua proteção. "Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo". 

    9. Devemos aprender a confiar mais no Senhor, exercitar a nossa fé nEle a cada novo amanhecer. Não há motivos para desespero se confiarmos na sua misericórdia. Deus nos conhece antes mesmo da fundação do mundo. Antes de sermos gerados no ventre, Ele já havia escrito todas as coisas que estamos vivendo. Então, por que temermos o dia de amanhã? Não faz sentido. Quando confiamos totalmente em Deus podemos descansar em paz. Tudo está em suas mãos e Ele sabe muito bem o que faz.

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário