segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Sou discípulo de Jesus ou apenas mais um na multidão?

    "E aconteceu que, no dia seguinte, ele foi à cidade chamada Naim, e com ele iam muitos dos seus discípulos, e uma grande multidão; E, quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade." Lucas 7:11,12 

    No texto acima está o registro de mais um dos muitos milagres realizado por Jesus neste mundo. O que podemos ver aqui é o encontro de duas multidões, uma feliz porque estava com Jesus e outra triste porque seguia uma pessoa que estava sendo levada para o cemitério, já sem vida. Poderíamos aqui refletir sobre a alegria que chega para essa multidão que estava triste, uma vez que Jesus dá vida ao jovem que havia morrido. No entanto, esse não é o nosso enfoque nesta reflexão. O que nos chamou a atenção foi o fato de o texto esclarecer que seguindo Jesus iam "muitos discípulos e uma grande multidão". O detalhe aqui é que os discípulos são separados da multidão. Isso nos leva a uma pergunta muito séria: Somos discípulos de Jesus ou apenas mais um na multidão? 

    Essa pergunta nos leva a algum questionamento sobre a nossa vida cristã. Ser discípulo é estar com Cristo e fazer a sua vontade. É ouvir a sua Palavra e realizar a sua obra neste mundo. Quais as características de um discípulo? O próprio Jesus nos dá a resposta. "Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31,32. Ou seja, o verdadeiro discípulo de Cristo precisa permanecer na sua Palavra. Fazer a vontade do Senhor. E, para se fazer a vontade do Senhor é necessário renuncia. "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á." Mateus 16:24,25. 

    Ao pensar sobre as características de um discípulo de Jesus podemos observar nos dias atuais que, boa parte dos que se dizem seguidores de Cristo não passam de mais um no meio da multidão. Afinal, ser seguidor de Jesus não garante que seja discípulo dele. Muitos seguem a Jesus, ou melhor, dizem seguir a Jesus, mas o seguem por interesses próprios ou por conveniência. Nos dias em que estamos vivendo é status dizer que é "evangélico", "gospel", "apóstolo", etc. Virou moda. No entanto, isso não garante que seja discípulo de Jesus. 

    Ser discípulo de Jesus é pregar e viver o amor. "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor." 1 João 4:7,8. Ser parte da multidão é seguir os preconceitos mundanos que levam uma massa falida a seguir ideologias de ódio contra as pessoas que não professam a mesma fé. Se dizem cristãos mas querem a morte aos infiéis. Creio eu que o verdadeiro discípulo de Jesus não sai fazendo "arminha" por ai e propagando a violência contra as outras pessoas. Não foi isso que aprendi nos evangelhos. Jesus nos orientou a termos paz com nossos inimigos, orar pela salvação deles e convencê-los, com sabedoria e paciência, do amor de Deus para todos. O que vemos de uma multidão que se diz defensora do evangelho é uma "cruzada" violenta contra as pessoas de outras religiões e crenças. 

    O que a Palavra de Deus diz sobre a conversão dos ímpios? Devemos convencê-los à força? "Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos." Zacarias 4:6. O que poderá convencer o pecador? A nossa estratégia de convencimento, nossa força ou a graça e a misericórdia do Senhor? "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." João 16:8. Quem convence o ser humano de seu pecado é o Espírito Santo. Então, se somos discípulos de Jesus, oremos para que o Espírito Santo faça a sua obra de salvação. Não é discurso de ódio que vai convencer alguém a aceitar a Jesus, não é textos preconceituosos em redes sociais que vai mudar o pensamento de alguém. Na verdade, essas atitudes impensadas acabam por prejudicar e escandalizar o Cristianismo. 
    A Marcha para Jesus é um exemplo do que estou falando nesse texto. Se analisarmos o seu início vamos ver uma boa intenção no movimento. O símbolo da marcha era uma pomba branca que representava a paz. No entanto, o que vemos hoje em dia é uma multidão saindo às ruas com a intenção de ofender o outro grupo que consideram seus inimigos mortais e, para isso, defendem o armamento. O símbolo agora já não é mais uma pomba e sim uma arma. Não consigo ver Jesus aprovando tal atitude. Por isso, não faço parte dessa multidão. Não justifico o que, por exemplo, o movimento LGBTQI+ faz ao atacar os valores cristãos. No entanto, não é porque eles fazem isso que, enquanto cristão, vou revidar e fazer semelhante a eles. De forma nenhuma. Paulo diz para não nos conformarmos com este mundo, mas transformarmos a nossa mente pela renovação do nosso entendimento. Então, temos que ser mais prudentes e sábios. Jesus não nos ensinou o ódio e a violência e engana-se quem assim defende. O que ele nos ensinou foi o amor e o perdão. Afinal, éramos pecadores também e não merecíamos a salvação. Fomos salvos pela misericórdia e pela graça de Jesus. 

    O verdadeiro discípulo de Jesus tem como missão primordial dar bons frutos. "Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor." João 15:8,9. Neste sentido, precisamos rever os nossos conceitos e nos certificarmos de que lado estamos nesta caminhada. Somos discípulos de Jesus ou fazemos parte da multidão? E não podemos nos esquecer que ser da multidão não nos garante a salvação. O próprio Jesus nos advertiu em relação a isso. "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:21-23. Além disso, Deus já havia nos alertado a não seguir a multidão para fazer o mal. "Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa. Não seguirás a multidão para fazeres o mal; nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito." Êxodo 23:1,2.

    Que Deus em Cristo nos ajude a voltarmos para o verdadeiro evangelho. Que possamos, urgentemente, seguir os conselhos de Jesus e fazer a sua obra neste mundo de forma que o seu nome seja glorificado. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário