segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XVII

    1. Fé em Deus e perseverança, em tempos de tribulação e desânimo, são os meios pelos quais Deus nos outorga a vitória. No mundo em que estamos vivendo estamos sujeitos às intempéries e oscilações do cotidiano. No entanto, devemos depositar no Senhor a nossa inteira confiança e pedir o seu auxílio para que possamos vencer. Ter fé e perseverar em suas promessas é o que nos diferenciará na caminhada. 
 
    2. Deus não guarda segredo para quem vive em plena comunhão com Ele e obedece, de bom grado, a sua palavra. Quando nos dedicamos inteiramente ao Senhor Ele nos revela os seus mistérios, exatamente o que precisamos saber para permanecermos firmes em sua presença. Muito mais saberemos quando estivermos com Ele para sempre. Portanto, nesta vida, o segredo é permanecermos em sua presença e buscar sempre a revelação do Senhor, os seus propósitos para nossas vidas, através da oração e meditação em sua Palavra. 
 
    3. Precisamos ser cheios do Espírito Santo e mantermos a chama do avivamento em nossas vidas. A chama do avivamento mantém o crente vitorioso em sua tarefa de proclamar o Evangelho de Cristo em toda terra. Envidemos todos os esforços no sentido de manter a tocha do avivamento bem acesa em nossas vidas. Somente assim, poderemos ser uma bênção nas mãos de Deus onde estivermos. E o seu propósito em nós será plenamente cumprido. 
 
    4. Os problemas que o mundo enfrenta são de ordem espiritual, e só podem ser solucionados através do evangelho de Cristo. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, poderemos falar de Cristo a toda humanidade e, assim, diminuir os seus sofrimentos. Pois a causa destes é de ordem espiritual. O Senhor Jesus equipou os seus discípulos e os enviou ao mundo a fim que mudassem a face do planeta. E eles o fizeram, porque cada um deles tinha a consciência de suas responsabilidades. Agora, essa responsabilidade cabe a cada um de nós e não podemos perder tempo. 
 
    5. Não devemos abusar da infinita bondade de Deus mediante a desculpa de que, quanto maior o pecado, maior será a graça divina. Somos livres para servir à justiça de Deus. A salvação pela graça não nos exime de compromissos com Deus, com a Palavra e com a Igreja. Devemos ter muito cuidado, pois o abuso da liberdade cristã leva o cristão à libertinagem. Somos chamados para fazermos a diferença neste mundo e não para permanecermos no pecado e na depravação. 
 
    6. A renúncia de si mesmo, segundo o ensino bíblico é pré-requisito indispensável para que alguém seja discípulo de Jesus. A renúncia para seguir a Cristo é passo importante na conversão. Para aceitar a Jesus, o pecador é chamado a arrepender-se e crer no evangelho. Para ser discípulo, de modo consciente, ele descobre que precisa renunciar o mundo com seus prazeres, também à opinião dos pais e de amigos, e abrir mão de seus conceitos e preconceitos, dando a primazia ao senhorio de Cristo em sua vida. O ensino de Jesus é claro a esse respeito, requerendo do crente buscar o reino de Deus em primeiro lugar. 
 
    7. A fé em Jesus previne o crente contra a ansiedade e desfaz os seus efeitos danosos à saúde emocional. A ansiedade tem causado muitos males espirituais, emocionais e físicos a milhões de pessoas no mundo. Mesmo entre os crentes em Jesus, há os que se deixam dominar por fatores que causam ansiedade, fazendo com que a fé fique sufocada e anulada em suas vidas. No entanto, o Senhor Jesus Cristo, em seus ensinos, nos indicou o caminho para vencermos a ansiedade, demonstrando que o Deus que cuida das aves e dos lírios do campo, cuida de nós com seu amor e cuidado. Portanto, basta que nele confiemos e busquemos o seu Reino e sua justiça em primeiro lugar. 
 
    8. Deus exige de todos nós uma adoração exclusiva e única porque somente Ele é o Senhor. Não podemos mais viver um cristianismo vazio e nominal. Devemos atuar neste mundo de maneira poderosa, mostrando que os mesmos dons e sinais que operavam na vida dos primeiros discípulos do Senhor continuam ativos e irresistíveis. O Senhor nosso Deus nunca mudou. Ele sempre continua o mesmo. E, operando o Senhor, quem impedirá? 
 
    9. Devemos vigiar e orar para não cairmos em tentação, pois, mesmo sendo perdoado, a pessoa não poderá escapar das terríveis consequências do pecado. Quando um servo de Deus cai, principalmente em se tratando de um líder, o diabo e seus demônios se alegram. No entanto, quando o filho de Deus se arrepende sinceramente e volta para Deus, o Senhor estende sobre ele o manto do perdão e há alegria no céu. Cuide-se para não cair. Se caiu, volte imediatamente para os caminhos do Senhor. 
 
    10. O crente fiel encontra-se sob a proteção mais eficaz que existe no universo: o Deus Altíssimo. A proteção de Deus é tão grande, que o crente, embora continue na terra cumprindo a sua missão, é um imortal. Mesmo que passe por tribulações, perigos e ameaças, só há de morrer, quando o Altíssimo o quiser ou permitir. Que o Senhor nos faça dignos, em Cristo, de desfrutar dessa maravilhosa segurança que somente Ele pode oferecer. 
 
    11. Firmes nas promessas de Jesus. As promessas de Deus asseguram-nos que Ele sempre cuida de nós em quaisquer circunstâncias. Ao mesmo tempo, precisamos compreender que essas promessas acham-se vinculadas a um pacto, no qual há cláusulas a serem observadas por nós. Deus faz a sua parte. Ele espera que façamos a nossa e que entendamos suas promessas à luz de sua soberania e vontade. Não podemos esperar que vamos receber alguma de Deus se ficarmos fora de sua vontade. 
 
    12. A Palavra de Deus nos recomenda seriamente a vigiar. A pergunta não pode ser ignorada: Estamos realmente vigiando? Ou, simplesmente, estamos a brincar de sermos crentes, como se este mundo, que jaz no maligno, fosse um imenso parque de diversões? Prezados, não estamos num parque de diversões; encontramo-nos num campo de batalha, onde nos defrontamos com um inimigo cruel e astuto. Mas nós haveremos de vencê-lo através do sangue do Cordeiro. 
 
    13. Breve Jesus voltará! Busquemos, pois, ter uma vida irrepreensível diante daquEle que, em breve, virá buscar-nos. Não podemos agir de maneira displicente como se fôssemos viver, neste mundo, por alongados dias. Aqui não é a nossa pátria. Somos peregrinos! E, assim, andando e chorando, caminhemos em direção a cidade santa, cujo arquiteto e construtor é o Senhor. 
 
    14. O preparo intelectual é fundamental nos empreendimentos desta vida, e de grande utilidade na vida espiritual, quando o dedicamos ao Senhor. É dever de cada ser humano buscar e adquirir seu preparo intelectual. Além de suas múltiplas e benéficas finalidades pessoais e sociais, ele é de inestimável importância na obtenção do preparo bíblico e teológico. Não podemos dar ouvidos aos anti-intelectuais inseridos em nosso meio. Dedique-se na busca pelo conhecimento e alcance a sabedoria. 
 
    15. Na comunidade em que ele vive, o cristão deve ser uma bênção para a sua igreja e um exemplo de vida cristã e de bons serviços para os seus concidadãos. O cristão é cidadão do Céu mediante o novo nascimento espiritual e também da Terra, mediante o nascimento natural. Não é fácil viver para Deus neste mundo que está posto no maligno, mas a graça de Deus nos capacita a viver neste século "sóbria, justa e piamente". Temos que resplandecer a luz de Cristo em nossas vidas. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário