terça-feira, 1 de abril de 2014

O Senhor odeia os lábios mentirosos.




Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Provérbios 12:22

Mentira é o nome dado as afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Dizeres falsos quando não se sabe de tal falsidade e/ou se acredita que sejam verdade, não são considerados mentira, mas sim erros. Essa é a definição de mentira que encontramos na Wikipédia.

As pessoas costumam usar o dia primeiro de abril para compactuar com uma prática maliciosa e daninha ao ser humano, isto é, a mentira. Já se tornou tradição fazer alguma gracinha e tentar enganar alguém nesse dia. Mas, a pergunta que fica é a seguinte: o cristão deve compactuar com isso?

A Bíblia diz que Deus condena essa prática. Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu deleite. Provérbios 12:22. O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que fala mentiras não estará firme perante os meus olhos. Salmos 101:7. Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. Apocalipse 22:15. Estas são algumas exortações que encontramos no livro sagrado combatendo a mentira. Então, extraímos dos textos bíblicos que não é correto ao cristão compactuar com essa prática.

Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. Isso acontece porque a mentira sempre causa um prejuízo. Quem está em dias com suas práticas sociais e religiosas não necessita mentir. Dentro da concepção cristã, que segue as orientações da Palavra de Deus, a mentira é condenada por Deus. Afinal, foi por causa da mentira que o pecado entrou no mundo. No Jardim do Éden, no início da criação há uma mentira que causa o distanciamento do homem, o afastando de Deus.

As tradições éticas e filosóficas estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível. Encontramos em Platão o argumento de que é permissível mentir em algumas ocasiões. Para ilustrar esse pensamento podemos lembrar uma música cantada pela dupla sertaneja Milionário e José Rico: “A mentira não tem sofrimento/a verdade quanta dor nos traz/e assim esqueço o momento/na verdade eu te amo demais”. A mentira, nesse caso, é usada como refúgio para esconder uma verdade. Mas, a Bíblia condena essa atitude. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. Colossenses 3:9.

Por outro lado, vemos Aristóteles “O menor desvio inicial da verdade multiplica-se ao infinito à medida que avança” e Santo Agostinho “O dom da fala foi concedido aos homens não para que eles enganassem uns aos outros, mas sim para que expressassem seus pensamentos uns aos outros” desaprovando a mentira. Sabedores dessa verdade incondicional devemos olhar para Jesus que disse ser o caminho a Verdade e a Vida.

Para finalizar esse texto não poderia deixar de citar uma frase de Gandhi sobre o assunto. Assim como uma gota de veneno compromete um balde inteiro, também a mentira, por menor que seja, estraga toda a nossa vida. Mahatma Gandhi. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário