segunda-feira, 31 de março de 2014

O legado de Moisés



A revista Aventuras na História na sua edição 121 de Agosto de 2013 trouxe em sua matéria de capa 10 pessoas que mudaram o mundo. Lá encontramos personalidades como Jesus Cristo, que não poderia deixar de ser, Karl Marx, Freud, Darwin, Hitler, Einstein entre outros. Achei interessante porque as personalidades foram escolhidas, além dos leitores, por arqueólogos, jornalistas, historiadores, entre outros. É uma lista interessante e que, se estudados, de fato, vamos perceber que são pessoas que, de uma forma ou outra, mudaram o mundo.

Na lição da Escola Bíblica Dominical de ontem estudamos sobre o legado de Moisés. O que me chamou a atenção e, aqui compartilho com os leitores, foi a contribuição que o grande legislador de Israel deixou para a humanidade. Se observarmos atentamente veremos que as legislações do mundo ocidental tem como base o decálogo. Além disso, podemos inferir a contribuição de Moisés para o reconhecimento do poder do Deus verdadeiro. A Bíblia diz que este grande homem foi o mais manso de toda terra e, se não fosse assim, com certeza, não poderia ter conduzido aquele povo para uma nova terra.

O contraste que analiso na lista elaborada pelos estudantes e pensadores do mundo moderno, das principais personalidades que mudaram o mundo, com exceção de Jesus Cristo, e o legado de Moisés é a sua fé. Os homens que mudaram o mundo com suas ideologias e descobertas científicas nem todos fizeram coisas boas. Mas, o exemplo de Moisés supera todos eles. E por um detalhe de duas letras que tem um grande poder: a Fé.

O maior legado de Moisés para os nossos dias é o testemunho que o escritor ao Hebreus destaca. Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível. Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse. Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram. Hebreus 11:23-29.

Uma fé que remove montanhas. Que nos faz refletir sobre a nossa real necessidade do poder de Deus em nossas vidas. Só com a graça de Deus poderemos realizar obras semelhantes a de Moisés. Um exemplo de fé que devemos seguir todos os dias.

Texto: Odair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário