terça-feira, 22 de abril de 2014

O poder de Jesus revelado aos necessitados



Estou começando minhas análises teológicas no livro de Marcos no propósito de extrair coisas novas da Palavra de Deus. É como degustar um alimento que você ingeriu para sentir o aroma. É enriquecedor quando fazemos isso. A Bíblia afirma que ela se renova a cada manhã. Agradeço a Deus pela oportunidade a qual Ele tem me concedido de passar esse tempo em meditação à sua palavra.

Minha primeira impressão da leitura foi a revelação de Jesus em ter compaixão dos necessitados. O Evangelho de Marcos relata as ações de Jesus em seu ministério e revela-nos a proximidade que o Mestre teve com a multidão que o acompanhava. Com os olhos da fé é possível visualizar o caminhar de Jesus em meio aquelas pessoas de diferentes lugares. Ao ver isso passo a destacar o poder de Jesus revelado aos necessitados.

Em um curto espaço de tempo vemos o poder de Jesus sobre a natureza, sobre os espíritos malignos, sobre a enfermidade e sobre a morte e esse poder foi motivado pela compaixão. Senão vejamos:

1. Compaixão pelos seus em momentos de dificuldades.

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. Marcos 4:39.

Marcos nos informa que os discípulos atravessavam o mar e Jesus descansava no barquinho quando sobreveio uma grande tempestade. Eles ficaram apavorados e clamaram por socorro ao Mestre. Jesus, então, mostra o seu poder sobre a natureza. Cala-te, aquieta-te dá a conotação de autoridade e poder sobre algo que não temos. Fazendo isso Jesus mostrou que tem poder e que tem misericórdia dos seus discipulos. Quando estivermos passando por dificuldades semelhantes devemos nos lembrar de que Jesus é poderoso para nos ajudar e que Ele tem poder sobre os elementos da natureza.

2. Compaixão das pessoas controladas pelo diabo. 

Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. Marcos 5:19.

Logo após Jesus ter aquietado o mar e mostrado aos seus discipulos a sua compaixão para com eles vemos um ermitão controlado pelos demônios e que habitava os sepulcros. Este homem sofria muito nas mãos de uma legião de demônios que o fazia se cortar e viver na miséria. Jesus teve compaixão desse homem e o transformou em uma nova criatura. O Senhor teve misericórdia daquele homem da mesma forma que tem misericórdia das pessoas que hoje são controladas pelos grilhões do diabo. Pessoas que são acorrentadas pelos vícios e laços do maligno. Jesus quer libertar a sua vida. Jesus é poderoso e cheio de misericórdia. Ele tem compaixão daqueles que sentem aprisionados pelos prazeres desse mundo. Receba Jesus em sua vida e sentirás a verdadeira liberdade.

3. Compaixão pelas pessoas doentes. 

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Marcos 5:34.

Depois de realizar a salvação na vida de um homem que vivia prisioneiro do diabo nos sepulcros Jesus é abordado por um dos principais da Sinagoga. Com certeza, um importante homem daquela sociedade. Ele demonstra reverência a Jesus e solicita que o Mestre cure sua filha que jaz a porta da morte. Jesus, solícito caminha em direção a casa desse homem. A Bíblia nos diz que a multidão o cercava e que, uma mulher que sofria com um fluxo de sangue tocou em suas vestes. Jesus parou e perguntou quem havia tocado nele. Alguns até riram da situação. Com aquele tanto de gente com certeza muitas pessoas tinham tocado no Mestre. Mas, Jesus insistiu. Alguém me tocou porque de mim saiu virtude. Nesse momento a mulher se apresenta a Jesus. Naquela época uma mulher com aquela enfermidade era excluída da sociedade e não podia estar perto das pessoas. Ela era considerada imunda. Nesse momento vemos a compaixão de Jesus. Ele olha para a mulher. Pelos olhos da fé posso ver a cena. Uma multidão ali observando o desenrolar daquele acontecimento. Jesus, então diz: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. Que maravilha é esse nosso Senhor. Quando todos se afastam das pessoas Jesus se aproxima delas.

Quem sabe você tem sido rejeitado pelos seus amigos e familiares. Quem sabe sofre de um mal que a sociedade não consegue te compreender. Apresento-te o meu Mestre. Apresento-te Jesus Cristo. Ele tem compaixão da sua dor. Ele cura o teu mal. Entregue tua vida nas mãos dele. Dê o passo decisivo. Toque em Jesus e sinta o toque dEle mudar a sua vida.

4. Compaixão pela família dos que morrem.

E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. Marcos 5:41.

Após essa pequena, mas grandiosa parada, Jesus segue para a casa de Jairo. Antes de chegar na casa as pessoas já vieram correndo dizendo a ele que a menina já havia morrido e que ele parasse de perturbar o Mestre. Jesus olhou para ele e disse: não temas, crê somente. Que palavra sublime. Pelos olhos da fé vejo o coração de Jairo sendo confortado pelas palavras de Jesus. Não temas. Jesus aproxima-se do local onde está a menina e manda com que os pranteadores profissionais se afastem. Ao ver a menina estendida sobre a cama, é o que deduzo, Ele ordena que ela se levante. Jesus tem o poder sobre a morte. Ele a venceu. Jesus é a ressurreição e a vida e aquele que crê em Jesus ainda que esteja morto viverá.

Quem sabe você tem passado por momentos difíceis na sua vida. Um familiar que está desenganado dos médicos. Saiba que Jesus tem compaixão da sua vida. Não temas, crê somente e entregue essa causa nas mãos dEle.

Muito mais poderíamos extrair desses dois capítulos de Marcos. Vejo Jesus caminhar pela Palestina, atravessando o Mar da Galiléia de um lado ao outro e realizando maravilhas. Jesus tem compaixão dos necessitados. Seja qual for o motivo de sua angústia. Creia que Jesus pode resolver a situação para você. Seja de natureza, de espíritos imundos, de enfermidade ou mesmo de morte. Jesus é a solução! Que Deus em Cristo nos abençoe.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário