quarta-feira, 23 de abril de 2014

Aqueles que recusam o evangelho




E dizia-lhes: Na casa em que entrardes, ficai nela até partirdes dali. E tantos quantos vos não receberem, nem vos ouvirem, saindo dali, sacudi o pó que estiver debaixo dos vossos pés, em testemunho contra eles. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância no dia de juízo para Sodoma e Gomorra, do que para os daquela cidade. E, saindo eles, pregavam que se arrependessem. Marcos 6:10-12.

A missão de pregar o evangelho nos dias atuais se tornou bastante complexa na medida em que temos uma maior facilidade em expandir esse evangelho, mas, ao mesmo tempo convivemos com um maior humanismo e incredulidade. Após o homem ter exaltado o antropocentrismo como a base da sociedade moderna as coisas de Deus, em alguns casos, tornaram-se sem sentidos.

Quando Jesus separa os doze apóstolos e os envia, dois a dois, para pregar o seu evangelho Ele é bastante enfático sobre a missão deles. O importante era divulgar as boas novas do Reino de Deus, a graça enviada a terra para salvação dos pecadores. A receptividade ao evangelho cabe a cada pessoa que o recebe. E, segundo Jesus, essa receptividade não é igual em todas as pessoas. Ao explicar a parábola do semeador Ele enfatiza que a semente, isto é, a Palavra de Deus, ao ser espalhada pelo mundo, cai em diferentes terrenos, isto é, no coração.

A mensagem, no entanto, faz-nos entender que temos a missão de divulgar as boas novas do Reino, falar que Jesus veio para salvar os pecadores e que em breve Ele vem buscar a sua igreja. Vamos ser ouvidos? Em alguns casos sim, em outros não. O que importa é fazermos a sua vontade.

Jesus foi taxativo ao dizer que naquela cidade onde as pessoas não dessem crédito ao evangelho que os discípulos sacudissem a poeira de seus pés ao sairem dela. Esse gesto ritual estava associado as práticas judaicas de sacudir os pés após sairem de territórios pagãos. A recusa do evangelho convida à mesma reação. O mais sério em tudo isso é que o castigo para esses rejeitadores das boas novas de Cristo será maior no dia do juízo do que Sodoma e Gomorra.

Jesus deixou bem claro que todos que ouvirem o evangelho serão responsáveis pelo que fizerem com a mensagem. Uns vão dar crédito e entregar suas vidas para Cristo e esses encontrarão descansos para suas almas. Outros rejeitarão e, consequentemente, sofrerão as angústias desse mundo maligno e, posteriormente, as dores do castigo eterno.

Os discípulos não seriam culpados caso a mensagem fosse rejeitada, desde que a tivessem pregado com fidelidade e diligentemente. A mensagem da salvação é simples e não pode ser enfeitada. Não se deve acrescentar coisas fictícias a mensagem da cruz. Jesus veio ao mundo para salvar o pecador. Ele deu a sua vida em resgate da humanidade. Ninguém vai ao Pai a não ser por Jesus. Existem muitos que afirmam pregar o evangelho, mas o evangelho que pregam em nome de Deus, exigem das pessoas tanto ritual que a salvação fica quase impossível ao ser humano. São atalhos e obras requeridas que o fardo é pesado demais para suportar. A Bíblia afirma que a salvação é um dom de Deus através de Jesus Cristo, não vem de nós para que não venhamos a nos gloriar.

Não somos responsáveis quando alguém rejeita a salvação de Cristo, mas temos a responsabilidade de comunicar as boas novas de maneira clara e fiel. Anunciar a mensagem de salvação com responsabilidade implica anunciarmos o que Jesus fez para salvar o pecador. Informar que Ele continua de braços abertos para salvar e que deseja a salvação de todos.

Prezado amigo que estás a ler esta mensagem saiba que Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu unigênito filho para resgate do homem. Jesus veio a este mundo, deu sua vida em resgate da nossa vida para que fossemos livres do pecado. Aceite a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida e você será uma pessoa abençoada por Deus. Não rejeite esse evangelho. Procure ler a Bíblia e você encontrará a mensagem do Cristo vivo que falará ao seu coração.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário