sexta-feira, 4 de abril de 2014

Noé




Um homem justo em meio um mundo de violência.

Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Gênesis 6:8.

Em dias de grande alarde mundial pela estréia do filme Noé quero tecer alguns comentários com relação ao personagem título. Já li a crítica favorável e a contrária ao filme e as diversas opiniões que salientam sobre a mega produção cinematográfica. A minha opinião é de alguém que gosta do cinema, que estuda muito sobre essas questões de análise de filmes e que esperava ansioso para assistir o filme de Noé. Mas, também, é uma opinião de uma pessoa que gosta de ler a Bíblia, que acredita nela como infalível Palavra de Deus e que considera Noé como um dos exemplos a ser seguido.

Nesse contexto, é bom deixar claro que, na minha opinião, não podemos ir assistir um filme como esse acreditando que ele irá nos passar a verdade. Longe disso. A preocupação básica de Hollywood é com os lucros. E, nesse sentido, ter lucros significa adaptar a obra para o mercado consumidor no mundo capitalista. Mesmo ouvindo do diretor de que o filme é baseado na originalidade dos textos bíblicos não é possível retratar de forma fiel o que de fato aconteceu com Noé. Seus sentimentos e suas decisões diante do que Deus determinou a ele estão longe de ser compreendida pela nossa mente limitada.

Se por um lado o filme incorre em apresentar incoerência com os textos bíblicos e apresentar elementos que não fazem parte do contexto bíblico, ou pelo menos, não da forma que é apresentado, por outro lado pode ser uma forma de levar as pessoas, pelo menos os interessados, a buscar uma profundidade na Bíblia. Acredito que Deus tem suas formas de trabalhar.

Agora, um elemento que quero abordar é a questão da violência. No relato bíblico é nos apresentado uma indignação de Deus devido o alto índice de violência sobre a terra. Deus, então, chama Noé e dá-lhe uma tarefa nada conveniente. Construir uma arca que o livraria da destruição. Lembro-me de quando era pequeno e ficava horas olhando um quandro antigo que minha mãe tem até hoje. O quadro mostra a arca e a família de Noé conduzindo os animais para dentro dela. “Deus anuncia o dilúvio” é o tema do quadro. Aquele quadro me impressionava pela paisagem tão tranquila. O filme apresenta a violência e o castigo de Deus. Algumas pessoas acham injusto Noé entrar na arca e ficar vendo o povo sendo sugado pelas águas e ele não abrir a porta. Mas, a Bíblia diz que a porta ficou aberta durante dias e as pessoas não acreditavam.

A Bíblia diz que, da mesma forma que foi nos dias de Noé, assim será também na vinda do Filho do Homem, isto é, na volta de Jesus. Quem sabe muitas pessoas possam ser levadas a meditar na Palavra de Deus e passar a dar crédito nos avisos. Noé achou graça diante de Deus. Noé era um homem justo e temente a Deus em meio uma sociedade corrompida e violenta.

A nossa sociedade não é diferente da sociedade dos dias de Noé. Creio até que nossa sociedade já superou aquela sociedade em termos de corrupção e violência. Então, que acreditemos nas palavras de Jesus: E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem. Mateus 24:37-39.

Ao assistir o filme, seja por diversão ou para análise, lembre-se dessa passagem bíblica. Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário