quinta-feira, 24 de abril de 2014

Temperamento transformado




Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17.

Segundo Ana Cecília Amado Sette (1), os temperamentos foram formulados por Hipócrates (o pai da medicina) seis séculos AC. O sábio médico grego classificava os doentes em quatro tipos, cada um dos quais apresentava uma hipertrofia ou o desenvolvimento excessivo de um sistema ou função. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento. Os temperamentos, nessa linha de pensamento são: Fleumático, Melancólico, Colérico e Sanguíneo.

De acordo com o Dr. Juarez Furtado (2), Os fleumáticos tendem a se acomodar facilmente às situações; Os melancólicos têm como grande qualidade à profundidade; Os coléricos são puro fogo, pura adrenalina, pura ação; Os sanguíneos são carismáticos, simpáticos, divertidos, mas por serem interessados por tudo tendem a ficar na superfície de todos os assuntos. Para saber um pouco mais sobre os temperamentos sugiro dar uma olhadinha no site do Dr.

Meu objetivo nesse texto é falar que Jesus pode transformar qualquer tipo de temperamento e fazer o mais indisciplinado do ser humano ser uma pessoa obediente a sua palavra. Ao fazer assim, essa pessoa passa a ser uma luz que brilha no meio da escuridão. A Bíblia está repleta de exemplos de vidas transformadas. Moisés, Elias, Davi, Pedro e o que mais me chama a atenção, Paulo. Deste último é que pego o exemplo.

Escrevendo aos gálatas o Apóstolo afirma que: Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gálatas 2:20. Essas palavras revelam a transformação na vida deste homem. Quem o conhecera antes podia ver uma mudança de vida. Valente, colérico e violento agora é humilde ao afirmar que já não vive o homem carnal, mas o espiritual. Considera-se o mais indigno dos pecadores e se rende a graça de Deus em sua vida. Fazendo isso, Deus o exalta e ele realiza uma grande obra na divulgação do evangelho de Cristo. O perseguidor passa a ser perseguido. Sofre com lutas e provações e afirma que a graça de Deus é o que basta para sua vida. Só mesmo a misericórdia de Deus na vida de uma pessoa para que haja uma transformação dessa magnitude.

Quantas pessoas que hoje vivem uma vida sem direção e são controladas pelos temperamentos mundanos. Essas teorias em nada podem ajudar o ser humano. Mas, Jesus é capaz de mudar as nossas vidas. Que sigamos os exemplos deixados pelos servos de Deus e vivamos uma nova vida em Cristo. Sigamos o conselho de Paulo: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. Que Deus em Cristo no abençoe!

Texto: Odair

Fontes: (1) http://somostodosum.ig.com.br
(2) http://www.juarezfurtado.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário