sábado, 18 de março de 2023

Meditações do Poeta Cacerense XLVII

    1. A caminhada nos passos de Jesus não é uma tarefa fácil porque somos influenciados pela concupiscência desse mundo. Nossos olhos nos levam a ver as coisas desse mundo, a beleza das campinas, e o coração carnal deseja essas coisas. Mas não podemos nos iludir com isso porque são coisas passageiras e banais. As glórias oferecidas por Jesus é muito maior e eternamente duradouras. Devemos atentar-nos para vencermos as coisas deste mundo. Nada pode nos distrair ante a nossa caminhada. 

    2. Mesmo que as nuvens da desconfiança e do desanimo queira impedir o seu progresso, continue em sua caminhada sabendo que o seu brilho não pode ser ofuscado pelas nuvens passageiras do tempo. Deus te escolheu e você é um projeto de suas mãos. Então siga em frente com animo e determinação. 

    3. Se não sentirmos à miséria humana a ponto de nosso coração apertar e de nossos olhos as lágrimas correrem, ainda não estamos totalmente prontos a sermos chamados homens e mulheres de Deus. O verdadeiro cristão vai sentir a necessidade humana e derramar lágrimas diante de Deus para que Ele salve as pessoas. 

    4. O ser humano, apesar da queda, continua a executar a missão que Deus lhe entregou no Éden. A desobediência humana não frustrou os planos divinos. Se Deus assim nos dotou, usemos cada um de nossos atributos para glorificá-lo. No aperfeiçoamento destes, leiamos a Bíblia, oremos, vigiemos noite e dia, evangelizemos e exerçamos o amor cristão. Em suma, portemo-nos de tal forma, para que o Pai Celeste seja exaltado, eternamente, através de nossas qualidades espirituais, psicológicas e físicas. Que o Espírito Santo nos abra o entendimento e leve-nos a conhecer as demandas e as reivindicações da Palavra de Deus. 

    5. Nossa gratidão mais do que justa ao Senhor que nos liberta por meio de seu sacrifício na cruz. Ele nos amou com um amor sem medida. Ele nos faz viver uma vida de plenitude e abundância. Ele nos faz chegar aos lugares altos e conduz os nossos passos na direção certa. Ele nos faz partir deste mundo cheio de corrupção rumo ao céu de luz. 

    6. Recorro-me a graça de nosso Senhor Jesus Cristo. Só mediante a sua bondade e misericórdia podemos ter forças necessárias para vencer os ataques corriqueiros dos inimigos de nossas almas. Só pela sua bondade somos capazes de alcançar uma vida espiritual elevada, acima das mazelas que assolam a humanidade. Só pela compaixão de Cristo e confiança em seu sacrifício na Cruz para nos salvar. Só dessa forma podemos dizer que somos vencedores. 

    7. Quando fazemos o que o Senhor requer de nós temos a segurança da proteção do Senhor em nossas vidas. Há um perigo de tropeçar na pedra de tropeço. Por isso devemos ser diligentes na obra do Senhor. Se aceitarmos o caminho divino da salvação alcançamos a justiça que vem pela fé. 

    8. A verdadeira independência só tem quem aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Ele quebra todas as cadeias que prendem o homem neste mundo. Ele rompe com todos os grilhões e dá a verdadeira liberdade. 

    9. O mundo jaz no maligno. Violência há por toda a terra. Doenças e crises intermináveis. Conflitos e rumores de guerras por toda parte. Até quando será tudo isso? A maioria das pessoas não conseguem ver esperança em meio o caos instalado na humanidade. No entanto, nós que aceitamos a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de nossas vidas, sabemos que, em breve, Ele virá e estabelecerá o seu Reino Celestial. 

    10. Deus tem um propósito para a minha e a sua vida. Acredite que você é um escolhido do Senhor para realizar uma grande obra nesta terra. Coloque-se diante do Senhor e deixe que Ele cumpra em sua vida os propósitos designados por Ele. 

    11. Quando Deus abençoa uma pessoa Ele guia pela caminho certo e conduz ao destino final. Lutas virão, provações e tribulações. Mas, aqueles que são escolhidos pela graça de Deus vão chegar ao porto desejado porque Deus estará com eles. As tempestades não poderão derrotá-los. 

    12. O caminho estreito leva a Deus e a Salvação. O caminho largo conduz à perdição. Então, há dois caminhos e os destinos dos mesmos são bem explícitos. O que temos que fazer é saber tomar a decisão certa e seguir pelo caminho do bem. 

    13. O mundo passa e a sua concupiscência. O ser humano busca alternativas desesperadas para suprir uma necessidade básica da vida que é a esperança em Deus. Não querem depender do Criador. A criatura acha que pode e deve viver sem o seu Criador. É isso que prega o humanismo e a ideia do homem como centro do universo. Alguns até ousam afirmar que Deus é uma ideia ultrapassada. Mas, esses teóricos se esquecem de uma coisa. O mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. 

    14. O importante é estarmos cientes de que o mundo passa e a sua concupiscência, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. Jesus afirmou que no mundo teríamos aflições, que não seria fácil vivermos aqui, que a incredulidade e o mundo controlado pelo maligno seriam os desafios a vencermos no nome dEle, mais que o que perseverasse até o fim seria salvo. 

    15. Contente-se em ser aprovado por Deus. Ande nos caminhos que Ele determinou para você e deixe seus inimigos rugirem como leão. Saiba que você está sob a proteção do Todo-poderoso e ninguém, ninguém mesmo, poderá tocar em você. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário