domingo, 9 de abril de 2023

Efeitos redentivos da Ressurreição de Cristo

    "Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia." Mateus 28:6 

    A ressurreição de Jesus é a garantia de todas as promessas do Evangelho. Os efeitos da ressurreição de Cristo são experimentados e vividos por aqueles que nele creem como Salvador pessoal. E isso podemos conferir pela Palavra de Deus. 

    Em primeiro lugar, a ressurreição de Cristo separa o pecador de seus pecados. "Ressuscitando Deus a seu Filho Jesus, primeiro o enviou a vós, para que nisso vos abençoasse, no apartar, a cada um de vós, das vossas maldades." Atos 3:26. Em Jesus cumpriu-se o predito pelo salmista: "Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões." Salmos 103:11,12. E, também, pelo Profeta Miquéias: "Quem é Deus semelhante a ti, que perdoa a iniquidade, e que passa por cima da rebelião do restante da sua herança? Ele não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na sua benignidade. Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniquidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas do mar." Miquéias 7:18,19. 

    Em segundo lugar, a ressurreição de Cristo constrange-nos a pensar nas coisas lá do alto. "Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus." Colossenses 3:1. Pensar nas coisas do Céu é um eficiente método de comunicar-se com Deus. Em nós estão os meios de contato com o Senhor ou com o Diabo; com o Céu ou com o Inferno. Porque cremos em Cristo, que ressuscitou e está à direita do Pai, onde intercede por nós, torna-se possível ocuparmos o nosso pensamento em "tudo o que verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável". Filipenses 4:8. Isso porque a nossa vida está escondida com Cristo, em Deus. "Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus." Colossenses 3:2,3. 

    Em terceiro lugar, a ressurreição de Cristo nos garante uma vida nova. Como efeito da ressurreição de Cristo, ressuscitamos espiritualmente para uma nova vida. "Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos; Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele." Romanos 6:8,9. Portanto, a ressurreição de nosso Senhor não significa que o Jesus humano tornou-se apenas um personagem da história passada, e, sim, que existe, como sua consequência, a extensão da palavra e da obra de Jesus em nossas vidas atualmente. Saber que Cristo ressuscitou é ter a certeza de que também nós iremos ressuscitar em corpos incorruptíveis e imortais. "Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." 1 Coríntios 15:52,53. 

    Que maravilha é sabermos que não servimos um Deus morto, mas um Cristo que ressuscitou e está vivo! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário