quarta-feira, 12 de abril de 2023

O que os pais cristãos têm feito pela educação religiosa dos seus filhos?

    “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Provérbios 22.6. 
 
    Em tempos de alarmante aumento da tensão e ataques às escolas, vale uma reflexão sobre a educação dos filhos. Educar os filhos não é uma tarefa fácil. Deus, porém, confiou-nos essa tarefa, e dela não podemos fugir. Infelizmente, muitos pais estão terceirizando a educação de seus filhos, e isso tem enfraquecido a família cristã. Para que cumpramos essa tão nobre missão é necessário que busquemos a sabedoria que somente Deus pode conceder-nos. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5. Ainda que contemos com a ajuda da igreja, a responsabilidade de educar é dos pais. 
 
    O que significa educar? Segundo o Dicionário Houaiss “a palavra educar vem do latim educo e significa ‘criar uma criança’; cuidar, instruir”. Podemos definir educação como ensino e instrução. Não podemos jamais nos esquecer que a Igreja do Senhor tem uma função educadora. Como sal e luz deste mundo ela deve educar e instruir segundo a Palavra de Deus. Os pais cristãos deve, com muita sabedoria, educar os seus filhos e não deixá-los a mercê do mundo. Como professor tenho presenciado muitos filhos de cristãos que são totalmente rebeldes em sala de aula. Se quisermos uma sociedade melhor, mais justa e solidária, precisamos, como Igreja do Senhor, valorizar o ensino da Palavra de Deus. Para isso, é imprescindível investir na Educação Cristã, pois o seu principal objetivo é levar o crente a conhecer mais a Deus, contribuindo para que o fiel tenha uma vida reta perante o Senhor e a sociedade. Mas, vale aqui a pergunta: Os pais estão investindo na educação dos filhos? Quantos pais tem levado seus filhos à Escola Dominical, por exemplo? 
 
    A educação nas escolas, infelizmente não é a ideal para nossos filhos. Vivemos em uma sociedade permissiva, onde faltam valores morais e éticos. Tanto nas escolas públicas quanto nas privadas as crianças e os jovens estão em contato com filosofias ateístas, materialistas e pragmáticas. Tais ensinos, nocivos à fé cristã, já fazem parte do currículo de muitas escolas. Por isso, os pais não podem negligenciar a educação dos seus filhos. Eles precisam, com a ajuda da igreja, ser instruídos para orientar seus filhos. Os resultados da educação divorciada dos valores cristãos podem ser os piores possíveis: milhares de adolescentes grávidas, aumento das doenças sexualmente transmissíveis, aumento do número de casos de AIDS, etc. Outra vez cabe a pergunta: os pais estão cuidando da edcuação de seus filhos? Para contrapor aos ensinos nocivos que permeiam os currículos escolares faz-se necessário uma árdua luta contra o sistema que, a maioria dos pais, não estão dispostos a lutar. Preferem deixar para a escola secular e o que vemos é esse caos instalado em nossa sociedade. 
 
    A Escola Dominical é a maior e a mais acessível agência de educação religiosa das igrejas evangélicas. Ela auxilia todas as faixas etárias na compreensão das Sagradas Escrituras. Porém, a Escola Dominical não pode ser a única responsável pela formação espiritual e moral de nossas crianças, adolescentes e jovens. A responsabilidade maior cabe aos pais. Infelizmente a Escola Dominical tem sido negligenciada e, em alguns lugares, substituída por qualquer outra coisa. Se os pais não vão à Escola Dominical, como poderão ensinar os seus filhos? Fato é que vivemos uma geração entregue aos cuidados da internet, dos jogos eletrônicos e redes sociais. Não podemos esperar outra coisa do que o fracasso espiritual dessas crianças, adolescentes e jovens. Ou podemos esperar que eles aprendam boa coisa na internet? Quantos pais sabem o que o(a) filho(a) está vendo na internet? O que eles estão pesquisando? O que estão acessando? 
 
    “Educação é dever do Estado e direito do cidadão”, porém, a educação começa na família. Os pais receberam de Deus uma das mais nobres missões: educar seus filhos. Aqueles que amam ao Senhor e a sua Palavra vão fazer de tudo para que seus filhos sejam educados segundo os princípios bíblicos. Somente assim livraremos nossos filhos dos horrores destes últimos dias. Não podemos negar que vivemos dias tenebrosos neste mundo. Precisamos, urgentemente nos preocuparmos com nossas crianças, nossos adolescentes e nossos jovens. O mundo só pode oferecer-lhes morte e destruição. Nós, devemos protegê-los desse mundo mal. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário