quinta-feira, 20 de abril de 2023

Verdades que não podem ser ignoradas

    Como usar bem o nosso tempo? Os céus e a terra, e tudo quanto neles existem, pertencem ao Senhor. No que diz respeito ao tempo, essa assertiva se torna ainda mais forte, uma vez que o homem não pode produzir, ou reter, um único momento do seu tempo. Cada minuto da vida é um presente do Criador. Deus dá a todos apenas a mordomia sobre o tempo, ofertando-lhes oportunidade de realizar todas as coisas. No fim de tudo, porém, o Senhor pedirá contas pelo gasto equivocado do tempo. É por isso que se torna imperativo termos cuidados com o que fazemos de nosso tempo. Um minuto perdido com coisas banais dessa vida é um tempo desperdiçado que nunca mais podemos recuperar. Remir o tempo significa aproveitar cada minuto diante do Criador e fazer a coisa certa. 
 
    Não seja um preguiçoso! A Bíblia diz que Deus estabeleceu a Terra “para que fosse habitada”. Ele também fez o homem para cuidar da sua criação e lhe deu algumas determinações sociais: frutificai, multiplicai, enchei, sujeitai e dominai os peixes, as aves e os animais. Tais deliberações exigiam esforço e a administração correta do tempo, a fim de que fosse cumprido o propósito para o qual foram criados. O trabalho foi dado ao homem antes mesmo da Queda. A preguiça é um erro que conduz o ser humano para longe da vontade de Deus. Contra esse pecado, o livro de Provérbios sugere que o homem visite um formigueiro e aprenda lições vitais que podem ajudá-lo a cumprir com suas tarefas sociais primordiais. 
 
    Onde está a verdadeira riqueza? Uma pessoa rica diante de Deus não é aquela que possui muito dinheiro e bens, mas aquela que desfruta de uma vida abundante. Essa é a vida que vale a pena ser vivida e constitui-se na verdadeira riqueza. Aliás, o filósofo estóico Sêneca (4 a.C — 65 d.C) afirmava que “até hoje o dinheiro nunca enriqueceu ninguém”. Deus também nos exorta quanto ao desejar as riquezas deste mundo: “Não te canses para enriqueceres; dá de mão à tua própria sabedoria. Porventura, fitarás os olhos naquilo que não é nada? [...]” (Provérbios 23.4,5). Sem dúvida, a verdadeira riqueza não pode ser encontrada nos bens materiais, pois ela está na simplicidade, nos pequenos detalhes, em grandes iniciativas, nos nobres propósitos. É com essa visão que cada um terá o melhor de Deus. Jesus falou uma parábola a respeito de um homem que achou uma ótima pérola, de grande valor, então ele vendeu tudo quanto possuía e comprou-a (Mateus 13.46). Quando se conhece o melhor de Deus, a vida que vale a pena, ninguém quer voltar a viver como antes. 
 
    A importância de meditar na Palavra de Deus. Desde que o livro da lei do Senhor foi escrito por Moisés, Deus conclama que o seu povo medite nas suas palavras. O Senhor determinou a Josué que meditasse no livro da Lei de dia e de noite (Josué 1.8). Ler as Escrituras virou um costume para judeus, entretanto eles não praticavam o que liam. Os líderes religiosos não compreendiam a verdade divina e se tornaram condutores cegos (Mateus 15.14). A Palavra de Deus é uma fonte que sacia a nossa sede e traz esperança aos nossos corações. Você tem bebido dessa fonte? Essa pergunta é crucial para uma análise firme e verdadeira sobre o nosso relacionamento com Deus. Se passarmos mais tempo do nosso dia ocupados com outras coisas do que com a Palavra de Deus estamos no caminho errado. Nada é mais importante na nossa vida do que a comunhão com o Filho de Deus através de sua Palavra. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário