domingo, 2 de abril de 2023

Meditações do Poeta Cacerense XLIX

    1. O que mais posso dizer ou expressar a não ser a profunda gratidão da minha alma? Não tenho palavras que possa explicar esse tão grande amor. Vivo cada dia dentro da proteção do Senhor. Ele que faz resplandecer o seu rosto sobre mim e sempre teve misericórdia de mim. E tenho paz porque Jesus me garantiu essa paz. 

    2. A Bíblia é um espelho que nos mostra a nossa pecaminosidade, mas, é também, a revelação do grande amor de Deus, através de Jesus Cristo, que nos dá o perdão e a salvação eterna. Leia a Bíblia sempre e verás que todas as respostas para todas as perguntas estão contidas nela. 

    3. Não há mais tempo de brincar em ser servo de Deus. Ou você está no grupo que vai subir com Cristo ou você está no outro grupo. Para os que servem a Deus em sinceridade de coração "nascerá o Sol da justiça". Isso diz respeito a glória de Jesus Cristo na vida dos seus filhos. 

    4. A morte é uma certeza. Todos nós vamos nos encontrar com Cristo, seja agora ou na eternidade. Todo joelho se dobrará diante do Filho de Deus. Hoje Ele é Advogado e, através de seu sacrifício na Cruz pode nos garantir a salvação. No entanto, no último dia Ele será Juiz e não poderá salvar ninguém porque a sua Palavra diz que "aquele que crê NÃO será condenado, mas o que NÃO crê, já está condenado". 

    5. Que a cada dia possamos nos aproximar cada vez mais do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e, dessa forma, vamos exercer o papel que nos foi designado neste mundo. Quanto mais próximos de Deus, mais forças teremos para fazer a diferença neste mundo corrompido pelo pecado. Nossa luz deve brilhar constantemente para que as pessoas possam ver a luz de Cristo em nós. Que Deus nos ajude! 

    6. O Senhor sempre foi categórico que não divide a sua glória com outro e isso não é porque Ele seja egoísta ou que tenha ciúmes ou medo de perder o seu status de Deus. É que não existe outro deus igual a Ele. Sendo assim, qualquer busca ou adoração a outros "considerados" deuses, torna-se uma afronta a sua santidade. Deus está acima de todas as coisas, é único em sua existência e, jamais, aceitará adoração a outros deuses. Ele cobra do seu povo a verdadeira adoração porque só Ele pode nos ajudar. Ele criou os céus e a Terra. Por isso, Deus abomina a idolatria. 

    7. A Bíblia é o Livro dos livros. Nela está toda a revelação de Deus ao ser humano. Nela encontramos a nossa origem e o nosso destino final. Nela ficamos sabendo o propósito de Deus para as nossas vidas e o sentido que cada vida tem. A Bíblia serve-nos de consolo quando estamos tristes e nos orienta quando não sabemos o caminho a seguir. 

    8. Precisamos nos atentar para este fato. Tudo que nos afasta de Deus é uma forma de ofuscar a sua glória e isso pode ter sérias consequências. Os verdadeiros adoradores adorarão o Senhor em Espírito e em verdade. Que assim seja em nossas vidas. Nenhum deus, imagens de escultura, deuses, divindades, santos, ou qualquer outro objeto de adoração deve fazer parte de nossas vidas. Apenas o Deus vivo e verdadeiro. Só Ele é o Senhor! 

    9. Não podemos fechar os ouvidos à Palavra de Deus, ao que Deus fala por meio de seus instrumentos. Não podemos cessar de buscar o arrependimento de nossos pecados diante de Deus. Para isso é preciso fazer um exame periódico de consciência, como o salmista Davi fez. Precisamos examinar o nosso coração diante de Deus. 

    10. A tecnologia não é um fim, mas um meio a serviço do homem. Cabe aos cristãos discernir entre o bem e o mal. Tudo o que é útil e proveitoso, o Diabo tenta destruir, inclusive vidas. Porém, com o poder de Deus, podemos vencer os desafios do mal. 

    11. A Palavra de Deus é o alimento essencial para a alma humana. É lamentável que muitas pessoas desprezem esse alimento e preferem comer as bolotas que se jogam aos porcos. Muitos não valorizam os ensinamentos do Senhor. Não aproveitam o tempo lendo e meditando na Palavra do Senhor. Isso tem causado prejuízos irreversíveis na vida de muitos. 

    12. Ele veio para restaurar os contritos de coração. Só em Jesus encontramos a paz espiritual para o coração que sofre. Ele é o bálsamo, a alegria e o único que restaura por completo o coração ferido. Ele veio proclamar a liberdade aos cativos. Àqueles acorrentados pelo pecado, pelos grilhões de Satanás, encontra em Cristo a verdadeira liberdade. Jesus quebra os grilhões que acorrenta o ser humano a esta natureza pecaminosa. Jesus é a verdadeira liberdade. Ele veio para abrir as portas da prisão. Os vícios, as iniquidades, o pecado que aprisiona o ser humano pode ser desfeito agora pelo sangue imaculado do Cordeiro de Deus. 

    13. Só o Senhor para ter misericórdia de nós. Porque de outra forma estávamos perdidos. Temos em nós uma natureza pecaminosa que só deseja o mal e, se não fora a misericórdia do Senhor estaríamos perdidos. Isso, porque, a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna. 

    14. Se existe uma coisa que todos deveriam saber é que Deus sempre irá cumprir as suas promessas. Não podemos cair no erro de achar que tudo está perdido, que o mundo está um caos, sem controle. Não podemos cair nesse engodo. Existe uma certeza no universo: Deus está no controle da História. 

    15. O Senhor sempre fala aos nossos corações. Basta que demos ouvidos a sua voz que deseja nos orientar para a vida e escolhas acertadas. A vida com Deus e na sua direção é muito melhor do que qualquer outra coisa. Que possamos deixar o Senhor falar em nossos corações. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário