"Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca."
Salmos 119:103
O mel, produzido por abelhas, se constitui em um dos alimentos mais desejáveis por toda a humanidade. O seu sabor agrada ao paladar. A Bíblia fala da terra sonhada e desejada por toda a semente de Abraão, como a "terra que mana leite e mel". O Egito representava para Israel "uma terra de amargura e tristeza", mas a terra de Canãa era a "terra de leite e mel". Nós, igreja do Senhor Jesus Cristo, igualmente saímos do "Egito" e caminhamos para uma terra prometida onde "mana leite e mel".
O valor terapêutico do mel. Ele serve para dar sabor ao paladar, do mesmo modo como a Palavra de Deus pode ser degustada ao sabor do mel espiritual. A vida cristã seria triste sem saber a doçura da Palavra de Deus. O mel tem ação terapêutica nas inflamações de garganta, como também é purgativo para avaliar um mal-estar físico. A Palavra de Deus é o mel purgativo que limpa o nosso interior das impurezas.
O mel é símbolo de gozo e vitória. Em Juízes 14. 5,6 temos a história de Sansão, quando, a caminho das vinhas de Timnate, um leão o atacou. O Espírito do Senhor veio sobre Sansão e ele fendeu o leão de alto a baixo, deixando-o morto à beira do caminho. Ao voltar à casa, Sansão encontrou no corpo do animal um enxame de abelhas com mel. Ele tomou o favo de mel e o comeu. Esse leão simboliza as tribulações que se abatem sobre nós e que são vencidas em Nome do senhor Jesus. O mel simboliza a Palavra de Deus que nutre vida espiritual e nos dá a vitória.
Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar.
Que possamos, cada vez mais, nos alimentar desse mel que está a nossa disposição. A Palavra de Deus! "As palavras suaves são favos de mel, doces para a alma, e saúde para os ossos."
Provérbios 16:24.
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense
Nenhum comentário:
Postar um comentário