sexta-feira, 21 de abril de 2023

Verdades que não podem ser ignoradas II

    O que são boas obras e por que devo praticá-las? Boas obras não são ações para a salvação; elas são o resultado normal desta. Como discípulos de Cristo, o produto final de nosso discipulado é a glória de Deus entre os que não conhecem a Ele, a fim de despertá-los para que creiam no Pai. Como cristãos devemos ter em mente os conselhos de Cristo em relação a nossa convivência neste mundo. Estamos no mundo, mas não somos do mundo e, por isso, somos sal e luz deste mundo. As nossas ações devem ser centradas em Cristo e, dessa forma, tudo que fazemos deve ser para glorificar o nome do senhor. Portanto, fazemos boas obras porque somos salvos e não para sermos salvos. Tudo que precisarmos fazer neste mundo devemos buscar a sabedoria de Deus e sua orientação para que possamos honrar o nome do Senhor em nossas ações. 

    Qual é o verdadeiro objetivo ao ajudar alguém necessitado? Jesus diz que devemos examinar nossos motivos em três áreas: generosidade (Mateus 6.4), oração (Mateus 6.6) e jejum (Mateus 6.18). Esses atos não devem ser egocêntricos, mas centrados em Deus, feitos não para que pareçamos generosos ou bons, mas para que Deus pareça bom. A recompensa que Deus promete não é material, e nunca é dada aos que a buscam. Fazer algo somente para nós mesmos não é um sacrifício de amor. Na sua própria boa obra, pergunte a si mesmo: "será que eu ainda faria isso se ninguém jamais soubesse que eu o fiz?”. Em tempos sombrios como os que vivemos muitos são levados pelas aparências de uma vida generosa e ludibriados pelas falsas informações espalhadas sem pudor nas redes sociais. Outros, atraídos pelo desejo de aparecer, são levados a exibirem seus feitos e desejam, com isso, receberem os aplausos de uma sociedade egoísta e presunçosa. 

    O que podemos falar sobre a ansiedade? A ansiedade vai muito além de um sentimento ou estado psíquico, pois hoje já se sabe que ela é fonte de doenças não apenas emocionais, mas também físicas, sendo ela mesma, quando persistente e em um nível drástico, uma patologia conhecida como “transtorno de ansiedade”. A organização social favorece o desenvolvimento desse mal-estar físico e psíquico, levando as pessoas a manterem-se permanentemente ansiosas. O resultado desastroso dessa estratégia é que a sociedade termina pensando que tal estado de correria é “normal”. Técnicas comerciais levam a população a consumir, sem necessidade, tendo que por isso aumentar sua jornada de trabalho. Assim, forma-se uma “bola de neve”, pois as pessoas querem se sentir atuais, isto é, “na moda”, para serem aceitas e incluídas, endividando-se além de suas condições, tendo então que trabalhar mais do que o recomendável. Como resultado, muitos adoecem. Outras, ansiosas por causa da “ditadura da beleza” e do corpo perfeito, adotam “dietas desproporcionais” ou a ingestão de anabolizantes, recorrendo a artifícios para “ficar em forma”. Por outro lado, a ansiedade também é uma fonte de obesidade. As pessoas comem mais do que precisam para saciar de alguma forma sua ansiedade. O fato é que a ansiedade predispõe o ser humano à fácil dominação. Pesquisadores dizem que não é recomendável ir ao mercado quando se está com fome, pois a pessoa acaba comprando mais do precisa. Enfim, sob todos os aspectos, a ansiedade é nociva. 

    Qual é a importância de se obedecer os sinais de Deus? Quantas pessoas se acidentam, chegando a perder a própria vida, a de sua família e até a de outros, por conta da imprudência no trânsito. Quantas vezes uma negligência, um atalho, ou uma “bandalheira”, além de ser contravenção, em termos de tempo quase nada adianta, já não levou pessoas a perder a vida. Obedecer pode não evitar absolutamente uma tragédia, mas certamente minimizará suas possibilidades de acontecer ou mesmo os efeitos de uma, caso venha a ocorrer. Da mesma forma, saber o conteúdo da Palavra de Deus é importante, mas não colocá-lo em prática, como disse o próprio Jesus, é insensatez e imprudência que têm como resultado a destruição. Devemos ler e meditar na Palavra de Deus o tempo todo e, mais importante ainda, colocá-la em prática obedecendo seus avisos e sinais. Fazendo assim teremos uma vida mais tranquila. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário