sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

7 Homens Com Exemplos a Seguir


    A vida é uma caminhada que não fazemos sozinhos e nem temos um mapa indicando os caminhos a seguir. Muitas coisas que acontecem na nossa vida devemos ser orientados para não errarmos. Dentre as coisas que devemos nos atentar estão os exemplos de pessoas que fizeram a diferença neste mundo. 

    Destaco 7 homens com exemplos a seguir. Que possamos nos espelhar nas coisas boas que eles fizeram e construir a nossa própria jornada deixando bons exemplos aos que, um dia, nos seguirão. Que você possa se aprofundar nas vidas desses personagens e notar o quanto eles foram dependentes de Deus e fizeram tudo para honrar o bom nome do Senhor. Que possamos seguir esses exemplos. 

1. Noé, exemplo de perseverança. 
    "Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor". Gênesis 6:8 
    "Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume". Gênesis 6:14 
    "Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez". Gênesis 6:22 

2. Abraão, exemplo de obediência. 
    "Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei". Gênesis 12:1 
    "E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi". Gênesis 22:2 
    "Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho". Gênesis 22:12 

3. José, exemplo de retidão. 
    "Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?" Gênesis 39:9 
    "E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere. O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor". Gênesis 39:20,21 

4. Daniel, exemplo de sabedoria e fidelidade. 
    "Ó Deus de meus pais, eu te dou graças e te louvo, porque me deste sabedoria e força; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei". Daniel 2:23 
    "Ainda que estivessem no meio dela estes três homens, Noé, Daniel e Jó, eles pela sua justiça livrariam apenas as suas almas, diz o Senhor DEUS". Ezequiel 14:14 

5. Pedro, exemplo de iniciativa. 
    "E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!" Mateus 14:28-30 
    "Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras". Atos 2:14 

6. Bezalel, exemplo de habilidade. 
    "Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre, E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor". Êxodo 31:2-5 

7. Paulo, exemplo de zelo. 
    "Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo". 2 Coríntios 11:2 

    Que o Senhor Jesus Cristo possa nos ajudar em nossa caminhada para realizarmos a sua obra neste mundo e fazermos a diferença. Que esses exemplos sejam seguidos por todos nós. Que haja em nós, dedicação, perseverança, zelo e todos os requisitos para sermos e fazermos a diferença neste mundo. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário