quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

As doenças do nosso século (Parte I)

 

Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos(2Tm 3.1).

    Neste século marcado pela descrença e impiedade, deve o cristão apegar-se firmemente aos princípios da Palavra de Deus, a fim de ser exemplo da verdade, justiça, e temor a Deus.

    Os dias que antecederão a segunda vinda de Cristo serão marcados por um sensível aumento da iniquidade sobre o mundo. As pessoas estarão, nesse tempo, mais propensas a certas enfermidades do espírito tais como egoísmo, perversão e crueldade. Conforme vaticinou nosso Senhor Jesus, a maldade se multiplicará e o “amor de muitos se esfriará”. Todavia, “aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24.12,13).

I. DOENÇAS NA ÁREA INTRAPESSOAL

    Muitas dessas enfermidades espirituais do homem sem Deus são internas ou intrapessoais. Vejamos algumas das mais severas e perniciosas.

    1) Orgulho e Vaidade. Muitos se gabam de seus próprios atos e glorificam suas realizações com o único intuito de impressionar as pessoas. São os adeptos do culto à personalidade (Sl 4.2; 94.11; 144.4; Jr 2.5), os presunçosos, soberbos que desejam ardentemente fama e projeção social (Ec 1.2; Mt 23.2-7; Ef 4.17-19). Estes são os que se julgam superiores aos outros, e desprezam os que estão abaixo de sua condição privilegiada (Pv 11.2; 16.18; 21.4).

    2) Egoísmo e Avareza. Essas enfermidades caracterizam os chamados “amantes de si mesmos”. Elas fazem com que as pessoas sejam individualistas e nutram desejos irrefreáveis de alcançar seus interesses pessoais em detrimento do respeito e amor pelo outro.

    O egoísta é ambicioso e narcisista: adora a si mesmo (2Tm 3.2). Já o avarento, “amante do dinheiro”, é obcecado pelo lucro (Pv 21.6). Nestes últimos dias, o materialismo tem levado as pessoas a se digladiarem pelo vil metal e, infelizmente, as promessas de “fortuna fácil” têm atingido os púlpitos de muitas igrejas (1Tm 6.10). Todavia, a Palavra de Deus é incisiva: “guardai-vos da avareza” (Lc 12.15-21; Hb 13.5).

    3) Incontinência. Essa é a doença que faz com que as pessoas não tenham domínio de si mesmas, isto é, não consigam refrear seus impulsos naturais dominados pelo pecado. Isso fica claro em Romanos 1.23-32, quando a Bíblia nos adverte enfaticamente acerca desta condição pecaminosa. A Palavra de Deus nos admoesta a fazermos tudo com moderação, autocontrole e disciplina (Gl 5.22; 2Tm 1.7). Porém, muitas vezes a incontinência leva as pessoas a rejeitarem a Deus, se entregando à libertinagem, à prostituição e aos vícios infames.

Resumo

    As doenças intrapessoais mais perniciosas ao convívio eclesiástico e social são: orgulho, vaidade, egoísmo e avareza.

 

Fonte: Lições Bíblicas CPAD 3º Trimestre de 2008.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário