segunda-feira, 6 de setembro de 2021

7 Verdades Incontestáveis Sobre o Perigo do Sincretismo Religioso

    "Antes digo que as coisas que os gentios sacrificam, as sacrificam aos demônios, e não a Deus. E não quero que sejais participantes com os demônios. Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios". 1 Coríntios 10:20,21 
 
    Sincretismo: fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos. Existe um movimento muito forte para que a Igreja aceite os padrões da sociedade atual. Clamam por uma mistura que sempre foi rejeitada por Deus. Já existem muitos lugares onde não se sabe mais se a Igreja copiou o mundo ou vice-versa. 
 
    No sincretismo, as partes das crenças e dos rituais de religiões distintas são combinadas em uma só prática. O Senhor nosso Deus nunca aceitou essa mistura. Portanto, cabe-nos analisar essas práticas e bradar contra o avanço do sincretismo religioso. Destaco 7 verdades incontestáveis de que Deus é contra o sincretismo religioso. 
 
1. Deus sempre adverte seu povo sobre os perigos da idolatria e suas terríveis consequências. 
    "Ai, nação pecadora, povo carregado de iniquidade, descendência de malfeitores, filhos corruptores; deixaram ao Senhor, blasfemaram o Santo de Israel, voltaram para trás". Isaías 1:4 
 
2. Ninguém pode servir a dois senhores. Deus é o único a quem devemos seguir. 
    "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom". Mateus 6:24 
 
3. Deus sempre abominou o sincretismo religioso no meio de seu povo; porque nele a verdade de Deus se mistura com a mentira da idolatria. 
    "Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei. Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios". Jeremias 6:19,20 
 
4. Nossa natureza pode produzir perversão e maldade, porém, cabe a nós combater essas atitudes dia a dia e extingui-las de nossas vidas. 
    "Nos lugares altos se ouviu uma voz, pranto e súplicas dos filhos de Israel; porquanto perverteram o seu caminho, e se esqueceram do Senhor seu Deus". Jeremias 3:21 
 
5. Deus não se deixa escarnecer, e não tolera um coração dividido com outros deuses ou objetos de adoração. 
    "Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembleias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas". Amós 5:21-23 
 
6. O Senhor não divide a sua glória com ninguém. Quando colocamos algo ou alguém acima de Deus, o desonramos. 
    "Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam". Êxodo 20:3-5 
 
7. A mistura entre os povos, suas culturas e religiões podem enfraquecer a fé e a doutrina. 
    "Não farás aliança alguma com eles, ou com os seus deuses. Na tua terra não habitarão, para que não te façam pecar contra mim; se servires aos seus deuses, certamente isso será um laço para ti". Êxodo 23:32,33 
 
    Às vezes, seguir a Deus é difícil e doloroso, mas considere a alternativa. Você pode morrer com Deus, ou morrer sozinho. Decida ser uma pessoa de Deus, e fazer o que ele diz, independentemente do custo que isso lhe traga. O que Deus pensa a seu respeito é infinitamente mais importante do que pensam os que estão à sua volta. Permita-se ser um verdadeiro adorador. Adore a Deus em Espírito e em Verdade. Sirva o Deus verdadeiro e nunca dê ouvidos aos falsos deuses espalhados por ai. Que Deus nos ajude em nossa caminhada. 
 
Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário