domingo, 24 de março de 2024

Pastor Valentim Balbino de Souza

    Faça quanto antes possível o que tem que fazer. Não adie o cumprimento do dever; adiá-lo já não é cumpri-lo com perfeição. Você tem que ser fiel ao dever; mas não deixe de preocupar-se por ser fiel sobretudo ao amor, que é seu primeiro dever. "Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será fiel também nas coisas grandes". Lucas 16.10. "Sê fiel até à morte e te darei a coroa da vida". Apocalipse 2.10. 

    É com essas palavras que começo a minha mensagem para falar do Pastor Valentim Balbino de Souza. Esse grande homem de Deus que esteve a frente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus na Presidência do Campo da grande Cáceres desde 1999 e realizou um magnífico trabalho e que agora nos deixa para assumir a Igreja em Jaciara, MT

    Pastor Valentim Balbino de Souza, nascido em 01 de Maio de 1961 na cidade de Mantena – MG, tem uma bela história de trabalho e dedicação ao Evangelho de Jesus Cristo nas comunidades às quais prestou seus serviços religiosos. Filho de Joaquim Balbino e Alice Balbino, imigrantes que vieram ao Mato Grosso em busca de terras para o cultivo de lavouras, Pastor Valentim converteu-se em 1979 na Igreja Assembleia de Deus no município de Salto do Céu. Casou-se com Lídia Quaresma de Souza em 1983, vindo do matrimônio três filhas: Cássia, Lyvia e Aline. Antes de ingressar no pastorado, trabalhou numa empresa de extração de minério em Araputanga, onde alcançou grande confiança e respeito de seus pares, bem como dos superiores. 1992 foi o ano de sua primeira experiência no trabalho eclesiástico como obreiro. 

    A comunidade alvo de seus cuidados pastorais foi em Farinópolis, distrito de Araputanga. Ali exerceu proficuamente seu pastorado até o ano seguinte, quando a convite do Pastor Presidente Benedito da Silva foi transferido para São José do Pingador, Distrito de Lambari D’Oeste. Ali, igualmente exerceu um brilhante trabalho, dando assistência pastoral a várias comunidades adjacentes até ao ano de 1997. 

    Curvelândia foi o próximo local de trabalho que o pastor aceitou para ser transferido. Ali continuou sua vida de dedicação pastoral às famílias da comunidade. No ano seguinte, foi eleito 2º Vice-Presidente do Campo de Cáceres-MT, cargo que ocupou com galhardia e eficiência até 1999, ano em que foi eleito Vice-Presidente. 

    Tomou posse como Presidente da Igreja de Cáceres naquele mesmo ano, pois o Pastor Benedito da Silva, falecera, depois de muito tempo estar enfermo. Como presidente, Pastor Valentim realizou muitos trabalhos em prol da obra de Deus, tanto no aspecto espiritual como material, trazendo avanços destacáveis à igreja como um todo. 

    Pastor Valentim é formado em Teologia pela FAETEL (Faculdade de Educação Teológica) e é Bacharel em Direito pela UNEMAT (Universidade do Estado de Mato Grosso). Quanto ao Curso de Direito sou testemunha da sua grande perseverança em cursar Ciências Jurídicas e o considero um homem de persistência e muita convicção, porque não foi nada fácil concluir o curso. Mas, ele nunca desistiu. Enfrentou todos os desafios e galgou com méritos o diploma de Bacharel em Direito. 

    Foi Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus desde 1999. O campo eclesiástico que tinha como jurisdição cinco municípios: Cáceres, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Curvelândia e Lambari D’Oeste. A denominação chegou a possuir noventa templos em todo o campo. Tendo sido emancipado, nos últimos dias, Porto Esperidião, Lambari D'Oeste, Reserva do Cabaçal e Curvelândia. 

    É Secretário Adjunto da Mesa Diretora da COMADEMAT (Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus de Mato Grosso). 

    É Membro do Conselho para a Região Centro-Oeste da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil).

    Deixa como legado. Dentre os trabalhos do Pastor Valentim ao longo de sua atuação, pode-se destacar: 
    - Foi Diretor-fundador da Escola de Teologia da Assembleia de Deus em Cáceres-MT que tem formado algumas centenas de pessoas. A instituição fornece sólidos conhecimento bíblicos-teológicos que orientam seus alunos a um viver segundo os valores éticos e morais da Bíblia Sagrada. Inspirando, também, a seus alunos a serem bons cidadãos e respeitáveis na sociedade.  Mostrando-lhes o verdadeiro sentido do universo, da vida, da paz com Deus e com os homens por meio de Jesus Cristo. 
    - União da juventude de toda a região por meio da UMADECAR (União da Mocidade das Assembleias de Deus de Cáceres e Região). 
    - Criação da ABENE (Associação Beneficente Evangélica) e organização da assistência social para distribuição de auxílios diversos aos carentes. 
    - Organização da Comunidade Terapêutica Renascendo com Cristo para dependentes químicos, tirando-os de uma vida de vícios e devolvendo-os recuperados às suas famílias. 
    - Organização da evangelização pessoal através da Equipe “Os Valentes de Davi”, levando o evangelho às pessoas desesperadas e em sofrimentos. 
    - Envio de missionários a outros estados do Brasil e ao exterior (África, Espanha, Paraguai e Bolívia) para proclamas as Boas Novas de Salvação às nações, segundo a ordem de Jesus. 
    - Construção (em andamento) do Centro de Evangelismo das Assembleias de Deus no Jardim do Trevo. Denominado Projeto Josué, é um templo para receber pessoas vindas da região por ocasião dos eventos da denominação na cidade, podendo acomodar até 4.000 pessoas. 
    - Participação dos membros da igreja na sociedade com campanhas de doação de sangue, conscientização contra o uso de drogas e prevenção de doenças. 
    - Apoio às pessoas da região que procuram as unidades de saúde da cidade com alojamentos. 
    - Apoio ao Executivo Municipal no combate à Pandemia do Coronavírus. 

    Hoje, enquanto nos preparamos para nos despedir fisicamente de você, nossos corações transbordam de gratidão por seu extraordinário legado em nossa comunidade cristã. Sua dedicação incansável, sabedoria e compaixão tocaram profundamente nossas vidas de maneiras que jamais esqueceremos. 

    Você não apenas nos ensinou os princípios da fé, mas viveu-os diariamente, tornando-se um exemplo vivo do amor de Deus. Seus sermões inspiradores, sua presença gentil e sua orientação sábia moldaram nossas vidas e fortaleceram nossa fé. 

    Enquanto seguimos em frente, levamos conosco o tesouro de suas palavras e o calor de seu amor pastoral. Sabemos que seu impacto continuará a ser sentido, não apenas em nossa comunidade, mas em todos os lugares onde sua jornada o levar. 

    Embora sintamos sua falta imensamente, celebramos o privilégio de ter compartilhado este tempo com você. Que sua próxima etapa seja marcada por ainda mais bênçãos e sucesso, e que você continue a iluminar o mundo com sua luz e graça. 

Mensagem: Odair José, Poeta Cacerense 
Imagem: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário