sábado, 9 de março de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXXII

    1. Podemos até pensar que Deus não intervém em nossos sofrimentos, mas isso não é verdade. Por mais que pensemos que estamos sozinhos e, em algum momento da vida isso acontece de pensarmos assim, Deus não nos deixa jogados ao léu. Saiba você que o Senhor tem um cuidado especial para com cada um de seus filhos. Não sabemos os propósitos de coisas que acontecem nas nossas vidas, mas tudo tem uma finalidade. Ninguém está isento de tristezas e acontecimentos ruins. Somos humanos e estamos sujeitos a isso. A diferença é que sabemos em quem temos crido e isso é fundamental para não perdermos as esperanças. De certa forma, Deus sabe tudo o que acontece conosco e nos ajudará no tempo certo. 

    2. As palavras amáveis podem reerguer um coração abatido. Já parou para pensar como tem sido as suas palavras? Quando lutamos com circunstâncias da vida, uma palavra encorajadora de outros podem elevar os nossos olhos e espírito ao Senhor. Uma palavra de ânimo pode nos ajudar a continuar na caminhada e a não desistirmos. Deus nos deu a capacidade para sermos sábios nessa vida e a podermos ajudar os outros sempre com uma palavra de sabedoria e esperança. Não podemos ser descuidado com isso. Um palavra (mal) dita pode ferir alguém e até mesmo matar. E, uma palavra sem pensar que sai de nossa boca não pode mais ser desfeita. Por isso, é muito importante que saibamos o que iremos dizer. 

    3. Devemos sempre nos perguntar como é que estamos vendo as pessoas. Estar cientes de que as pessoas não devem ser usadas para o nosso próprio benefício. Por serem amadas por Deus e nós também sermos amados por Ele, nós devemos amarmos uns aos outros. O amor de Deus é o maior amor de todos. Se preciso for devemos orar ao Senhor para nos ajudar a melhorar a nossa relação com os nossos semelhantes. Pedir a Deus que transforme o nosso coração e nos faça enxergar o próximo como Deus o vê. Devemos buscar orientação de Deus para que o seu grande amor encontre em nossos corações um vaso no qual o amor de Deus possa ser demonstrado. Que o Senhor nos ajude nessa busca. 

    4. Cada obstáculo superado é uma prova de nossa capacidade de adaptação e crescimento. Cada experiência de desespero pode nos ensinar lições valiosas sobre nós mesmos e sobre a vida. E ao emergirmos dessas provações, podemos nos tornar mais resilientes, mais compassivos e mais conscientes de nossa própria humanidade. Portanto, mesmo nos momentos mais sombrios, nunca devemos perder de vista a luz que brilha dentro de nós. O desespero humano pode ser uma tempestade passageira, mas a força do espírito humano é uma luz que nunca se apaga. Às vezes, a solução pode não estar imediatamente visível, mas isso não significa que seja inexistente. Deus está sempre ao nosso lado. 

    5. Quando as dificuldades parecem esmagadoras e o desânimo bate à porta, lembre-se de que você não está sozinho. Deus está ao seu lado, pronto para lhe fortalecer e ajudar a superar qualquer desafio. Mantenha sua fé e confiança Nele, pois Ele é a fonte de esperança e força inesgotável. Nunca desista, pois o Senhor está sempre com você, guiando seus passos e dando-lhe coragem para seguir em frente. "Não temas, pois eu estou contigo; não te assombres, pois eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Palavras poderosíssimas do nosso Deus para os nossos corações aflitos e inseguros. 

    6. Mesmo nas mais árduas batalhas espirituais, lembre-se de que você não está sozinho. Deus está ao seu lado, fortalecendo-o, ajudando-o e sustentando-o com sua mão fiel. Mantenha sua fé e confiança Nele, pois Ele é sua fonte de esperança e força em todas as circunstâncias. Às vezes nos sentimos em perigo e parece que não vamos conseguir vencer os desafios que surgem diante de nós. Mas, quando entregamos nossas vidas ao Senhor e confiamos em sua graça, Ele nos ajuda a vencer. Mesmo que a noite seja escura e tenebrosa. Quando confiamos em Deus de todo o nosso coração as coisas são mais fáceis de serem resolvidas. Não perca a sua fé no Deus que tudo pode. 

    7. "O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." Mesmo nos dias mais sombrios e dolorosos, lembre-se de que há esperança no horizonte. As dificuldades podem parecer insuperáveis, mas a luz do amanhecer está prestes a brilhar. Mantenha sua fé e confiança em Deus, pois Ele trará consolo e alegria mesmo nos momentos mais difíceis. Esteja certo de que, com perseverança e fé, você superará qualquer sofrimento que possa enfrentar. Confiar no Senhor é o que pode fazer diferença em nossas vidas. Ele cuida de nós com amor eterno e deseja que entreguemos nossas vidas aos seus cuidados. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário