sábado, 17 de abril de 2021

Fatos polêmicos da Bíblia - Uma jovem para aquecer um velho!

Uma jovem virgem para aquecer um velho! 
(1 Reis 1. 1-4) 
 
    Quando chegou a idade não teve jeito. Havia sido um grande guerreiro e passado por diversas situações terríveis na vida. Tinha um bom coração. Disso sabia todos os que ao seu lado estivera durante os longos anos de peleja. Conquistou muita coisa. Lutou bravamente contra seus inimigos e, principalmente contra os inimigos de Deus. 
 
    Uma coisa que não aceitava de forma alguma era que alguém zombasse de Deus. Sua fé sempre fora muito grande. Chegou a dizer certa vez que não temia mal algum mesmo que andasse pelo vale da sombra da morte. Isso, sem dúvidas, é uma fé inabalável em Deus. E isso fez com que conquistasse a tão sonhada paz em seu reino. Mas, como acontece com quase todas as pessoas, a velhice chegou e agora sentia frio. Muito frio. Tentavam cobri-lo com todas as vestimentas possíveis e fazê-lo aquecer mas nada disso era suficiente. 
 
    Os seus servos, preocupados com a situação, resolveram tomar uma atitude. Encontrar um corpo que pudesse aquecê-lo. Buscou-se entre as jovens do reino uma que pudesse cumprir tão nobre missão e encontrou uma jovem sunamita de beleza extraordinária. Moça virgem e sobremaneira formosa que passou a deitar-se ao lado do rei para aquecê-lo. 
 
    Cuidadosa e delicada cuidou de cada detalhe para que ele se sentisse aquecido de seu longo e interminável frio. Deitava-se silenciosamente sobre o seu peito e cantava canções de sua terra até ele dormir o sono dos justos. O velho rei, no entanto, manteve a sua postura honrosa e nunca tocou na moça com malícia ou menosprezo. Ela o aquecia e ele sentiu-se protegido até o dia da sua morte. 
 
Texto: Odair José, Poeta Cacerense 
 
Observação: 
    Davi tinha aproximadamente 70 anos quando morreu (2 Sm 5.4; 1 Cr 29.26-28). Os longos anos em que esteve envolvido na guerra indubitavelmente levaram embora seu vigor físico. “Para que o rei, nosso senhor, aqueça”. O aquecimento de Davi (v. 2) seria obtido a partir do calor do corpo saudável de outra pessoa [Abisague]. Este procedimento clínico usado para cuidar de uma pessoa com hipotermia era conhecido por Galem, um médico grego do século 2 a.C., e pelo historiador judeu Flávio Josefo.

 Davi e Abisague, 1879, Museu Nacional de Belas Artes por Pedro Américo

Nenhum comentário:

Postar um comentário