segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

O que são as opiniões dos outros?

    No coração humano sempre haverá uma busca por algo que possa preencher o vazio existencial e responder algumas perguntas que sempre incomoda o ser humano. Isso acontece porque fomos criados por Deus. Existem aqueles que não acreditam em Deus e buscam essas respostas em diferentes lugares. Cada um faz o que quer da vida. Esse é o princípio da liberdade de escolha, isto é, o livre-arbítrio. 

    Sempre pensei essas coisas e, quanto mais respostas procurei, mais perguntas surgiam em minha mente. Eu não me importo com o que as pessoas pensam ou deixam de pensar sobre mim. Eu procuro as minhas respostas. Eu leio em diferentes fontes, busco diferentes abordagens para o mesmo assunto e não tenho medo de me arriscar. Sigo o instinto de leitor. Busco encontrar respostas para algumas de minhas indagações que percorrem a minha mente o tempo todo. 

    Observo as pessoas a minha volta. Vejo em algumas a preocupação com o que outros pensam delas e, por esse motivo, querem viver uma vida que não lhes dá paz. Isso é uma idiotice total. Tenho que viver a minha vida. Nunca vou conseguir agradar a todos. Então o que me importa a opinião alheia? O importante é estar de bem comigo mesmo. Não posso dar importância aos olhares de outros porque eles não conhecem a minha jornada. 

    Vamos ter muito mais tranquilidade a partir do momento em que colocarmos em nossa mente que a vida que vivemos é nossa e não dos outros. Todos passamos por momentos bons e ruins na vida. Todos vamos enfrentar desafios e obstáculos. Então, porque perdermos tempo dando ouvidos aos invejosos e inimigos do nosso bem? Devemos sim seguir a nossa caminhada dando o melhor que possamos dar para ajudar outros. 

    O mundo é um lugar hostil. As pessoas, em sua grande maioria, querem apenas alcançar os seus objetivos sem se importarem muito com os outros. É uma eterna luta do ser humano contra o próprio ser humano. Violência, ganância, orgulho, vaidade, inveja e tantos outros males que estão no coração humano que não podemos descuidar nenhum pouco. Se vacilar já era. 

    Na minha eterna busca pelo saber eu pude perceber que a vida só faz sentido se tivermos um objetivo traçado e fizermos de tudo para alcançar esses objetivos. Algumas pessoas vão caminhar com você durante um tempo, mas, no final, você estará a maior parte do tempo sozinho. Então, não olhe para trás. Siga em frente. Os verdadeiros amigos sempre vão estar ao seu lado. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário