sexta-feira, 8 de dezembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma XVIII

    1. O ser humano sem Deus é como uma folha seca que o vento carrega para diferentes lugares. Ele não consegue ter domínio de sua própria vida e acredita que é feliz. No entanto, todas as vezes que deita no seu leito começa a contemplar a miséria do ser humano sem Deus. É preciso saber que os que passam por essa vida sem ter o conhecimento do sacrifício vicário de Cristo na Cruz, ou que sabem, mas não O aceita como Salvador e Senhor apenas existem, isto é, passam por esta vida. A verdadeira vida é aquela em que vivemos na presença de Deus. A graça de Nosso Senhor e Salvador preenchem todo o vazio da alma e nos concede uma felicidade que palavras não conseguem expressar. 

    2. Para alcançarmos o conhecimento precisamos ser humildes o bastante para aprender com os outros. Precisamos escutar os demais e dar valor as lições que vemos diariamente acontecer a nossa volta para que possamos crescer. Quando a Bíblia nos orienta a crescer na graça e no conhecimento ela se refere a dois tipos de crescimento. Crescer na graça está relacionado a busca pela misericórdia de Deus através da oração e súplica. Afinal, é de Deus que alcançamos essa graça. Crescer no conhecimento está relacionado aos estudos e compreensão dos acontecimentos a nossa volta. 

    3. Não podemos deixar que a nossa fé nos falte, pois senão corremos o sério risco de nos tornarmos cadáveres espirituais e sucumbirmos no deserto da vida. Deus precisa de pessoas corajosas que creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Quando nos falta fé e já não cremos no milagre, a tendência natural é começarmos a murmurar e queixar da situação. Isso não é agradável a Deus e nem poderia ser, pois uma das piores coisas do mundo é conviver com uma pessoa queixosa e murmuradora. 

    4. A vida oferece-nos momentos de alegrias e tristezas sendo que, para uns os momentos de alegrias são maiores que os momentos de tristezas e, para outros, acontece o inverso. O que importa é o que fazemos do aprendizado que temos desses momentos na nossa vida. Não sabemos como será o nosso dia antes de ele começar, mas, se confiarmos inteiramente no Senhor, teremos a compreensão do que quer que aconteça conosco. Devemos estar ciente de que o Deus que servimos é Onipotente, Onipresente e Onisciente. Ele sabe de todas as coisas e cuida de cada um de nós com amor eterno. 

    5. O coração humano, desde o seu nascimento, almeja um encontro com o seu Criador. Por mais que existam pessoas que duvidam da existência de um Criador, a natureza humana prova o contrário. Deus existe de fato e é presente no coração humano. Não é possível negar essa verdade. Deus existe e é apresentado para nós pela sagrada escritura. O conhecemos porque Ele nos amou e a si mesmo se entregou para expiação do pecado da humanidade. Jesus Cristo, o Filho de Deus veio até nós e, sob sofrimento terrível, pagou o preço pela nossa salvação. 

    6. Nossa vida é marcada pelas dificuldades e labutas diárias. Mesmo o mais importante dos seres humanos passa por momentos de angústias e questionamentos. Ninguém está isento de dissabores. Está é uma lei natural da vida. Mas, existe uma diferença dos que encontram refúgio em Deus e daquele que não tem onde se socorrer. Creio no seu amor pela humanidade e por mim de forma incondicional. Prova disso foi Ele ter enviado seu único Filho para dar sua vida por mim. Isso porque a salvação é dom de Deus para todos aqueles que aceitam a Jesus como salvador, mas custou um alto preço que ser humano nenhum seria capaz de pagar. 

    7. Compaixão é caracterizada pelas ações. Não adianta sentirmos compaixão das pessoas e não fazermos nada para ajudar. Deus olhou para a situação miserável do ser humano e tomou uma atitude. Com um amor grandioso Ele enviou seu único filho para morrer por nós. Essa era a única forma que existia para que pudéssemos ser salvos. A salvação não vem de nós ela é dom de Deus. Uma graça, isto é, um favor imerecido. E quando deixamos que a graça de Deus abunde em nossas vidas estamos preparados para fazermos a diferença neste mundo. Nada mais é tão importante do que agradarmos ao Senhor demonstrando a sua compaixão. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário