domingo, 10 de dezembro de 2023

O caçador de silêncios

    1. Sou eu o caçador de silêncios? Permaneço em mim quase o tempo todo e sinto-me incomodado com os ruídos que teimam em querer tirar a minha paz. 
    2. Busco a paz de um silêncio onde posso pensar. Por que não me deixam em paz? Por que insistem em menosprezar o silêncio que tanto me causa contemplação. 
    3. Perguntam porque sou tão calado e não percebem que os pensamentos só podem existir no silêncio. Ninguém consegue pensar em meio a barulhos e conversas fiadas sem sentidos. 
    4. Ninguém parece mais valorizar o silêncio contemplativo. Aquele que permite os sonhos nascerem nos corações. A grande maioria estão perdidas em meio aos barulhos da vida moderna. 
    5. Nada pode fazer-me deixar de pensar sobre isso. Quero estar só para poder ouvir as vozes no silêncio da minha alma. Quero poder sentir a brisa no rosto quando a mensagem chegar. 
    6. O sol desperta todas as manhãs, mas nem todas as pessoas podem vê-lo. Algumas não terão mais essa oportunidade. Um dia haverá de ser o meu dia. Ou, na verdade, não haverá outro dia para mim. O sol nascerá costumeiramente mas as minhas palavras emudecerão. Então, enquanto tenho vida, permita-me desfrutar o silêncio. 
    7. Sou eu o caçador de silêncios porque eles permitem que eu possa acreditar. Os sonhos são formados na mente e nos fazem buscar objetivos. E o tempo não espera por ninguém porque a vida não para nunca. A existência pode ser medíocre ou pode ser lendária. É você que deve escolher os seus caminhos. 
    8. Nunca permita que tirem a sua paz. Busque sempre viver a vida em sua plenitude. Reflita sobre os seus passos e acredite nos sonhos. Faça a sua vida valer a pena e a diferença neste mundo que gira continuamente. 
    9. Seja a luz que brilha em meio a escuridão. Não seja ignorante. Não seja um tolo. Leia o quanto puder, o quanto as suas forças permitirem. A sabedoria foi construída com muito sofrimento. 
    10. Valoriza o silêncio onde você pode meditar e descobrir que o mundo é infinito e que a imaginação não tem limites. 
    11. Nunca esqueça que haverá uma colheita. Então veja bem o que está semeando. Plante boas sementes e colherá bons frutos. Faça o inverso e terá inúmeros dissabores na vida. 
    12. Não seja um hipócrita. Fale sempre a verdade, mesmo que isso venha magoar quem te ouve. É melhor uma verdade que fere no momento do que uma mentira que estragará a vida para sempre. 
    13. Não desperdice tempo com quem não quer nada na vida. Cada momento perdido nunca mais poderá ser recuperado. Então, não espere por ninguém que não tenha objetivos na vida. 
    14. Sou eu o caçador dos silêncios porque os momentos de silêncio permite a minha introspecção e sem essa autoanálise a minha vida não teria sentido. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário