quarta-feira, 27 de dezembro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXI

    1. É impressionante como nós, seres humanos, somos ansiosos com as coisas. Queremos que aconteçam sempre da forma que pensamos e não temos a paciência para esperar o momento certo. Quantas pessoas sofrem com ansiedade e não conseguem mais dormir? Horas gastas sofrendo por coisas banais da vida que vão ficar por aqui. O mundo capitalista que alimenta o espírito consumista está deixando as pessoas paranoicas. O que fazer em situações assim? Há um conselho na Palavra de Deus. Saber confiar no Senhor. Aprendi a confiar e, por isso, não me preocupo com o amanhã. Ele pertence ao meu Deus. Apenas entrego meu caminho a Ele, confio e deixo que Ele faça o melhor para a minha vida. 

    2. É tempo de invocarmos o nome do Senhor. A oração deve ser prioridade em nossas vidas. A maior tragédia dos dias atuais é a falta de oração. Devemos nos preparar para os desafios do dia a dia, mas a vitória vem do Senhor. O segredo é estar com o altar em dias com o nosso Deus. O Senhor te abrirá o seu bom tesouro. Obedecer é o segredo para alcançar as bênçãos do Senhor. Deus nos promete abundância de bens. Promessa maravilhosa. Você está preocupado? Está sem saber o que fazer? Deus é o que nos garante a vitória em meio as batalhas. O Senhor é quem peleja por nós. Não importa o que seja: Deus resolve! 

    3. Há no coração do homem uma busca para preencher o vazio da alma. Em algum momento da sua vida você irá sentir esse desejo. O caminho é aceitar que temos essa necessidade de Deus. Sim. O vazio na alma só pode ser preenchido pelo Espírito de Deus. Tudo, fora de Deus é vazio e solidão. Tudo é uma sombra sem fim. Tudo é tristeza. Mas, quando o homem deixa que Deus faça morada em seu coração tudo torna-se novo. Às vezes o sol se esconde atrás da selagem das nuvens, na vida há vezes em que a alegria se oculta por trás das nuvens densas e grandes das preocupações. A luz do Senhor dissipa toda escuridão e você pode sentir a paz interior. 

    4. Deus aquieta as almas que sofrem. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Deus é bom o tempo todo. E quão maravilhoso é saber que os seus pensamentos são maiores do que os nossos pensamentos e melhores também. Não se aflija. Não perca sua fé. Saiba que Deus está ouvindo a sua oração. A sua súplica tem chegado até o trono da graça e o Senhor irá te responder. Quando pedimos com fé e em conformidade com a vontade divina, a resposta é certa e o nome do Senhor é exaltado. Creia nesta promessa! Mesmo diante de todas as intempéries da vida, nunca devemos deixar de confiar no Deus que tudo pode. 

    5. Não podemos negar que o medo pode se apoderar do nosso coração quando nos vemos diante de situações difíceis da nossa vida. As ilusões e fracassos do dia a dia nos levam a pensar que fomos abandonados por Deus e que Ele está distante dos nossos sofrimentos. No entanto, isso não é verdade. Deus nunca abandona os seus filhos. Ele sempre está de braços estendidos para ouvir as nossas orações e súplicas diante dEle. Deus faz isso não porque somos merecedores, na verdade não somos, mas, Ele faz isso pelo seu grande e poderoso Nome. O Senhor estende suas mãos para nos ajudar porque Ele prometeu estar ao lado dos necessitados e daqueles que buscassem o seu nome. A salvação é um dom precioso dado por Deus a humanidade e devemos nos apegar a ela. 

    6. Os tesouros desta terra não nos satisfazem. Eles não preenchem o vazio da alma. Por isso estamos sempre insatisfeitos mesmo que tenhamos tudo. As coisas deste mundo não preenchem o coração que só pode ser preenchido pela graça de Deus. Por isso busquem primeiro o Reino de Deus e sua justiça. Os tesouros que podem preencher o coração estão escondidos em Deus e é preciso ir buscá-los o tempo todo. De que adianta ganhar o mundo inteiro e perder a alma? Nossa maior riqueza está em Deus. Esqueça as coisas deste mundo. Tudo aqui é passageiro e não satisfazem a nossa alma. Deixe o Senhor preencher o vazio de sua alma e te dar a alegria da salvação. A verdadeira felicidade do céu está no Senhor Jesus Cristo. 

    7. Há sempre uma esperança para os que servem a Deus e confia no seu poder. Ele se compadece das nossas angústias e dá o alento necessário para superarmos as dificuldades que possam sobrevir sobre nós. Apenas creia no milagre. Nesses momentos devemos agradecer a Deus pela sua bondade e suplicar o conforto para as nossas almas. Senhor, ajude-me a entender os seus propósitos em tudo isso que estou passando. O segredo é estar com Jesus. Deus sabe o que faz e Ele está no controle de tudo. Apenas confie na sua graça e soberania. Acontece que nossa visão é limitada e vemos apenas parte de um grande enredo. Mas, Deus conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para cada um de nós. Conforte o seu coração, mantenha a calma e siga em frente. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário