segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma IV

    1. O que você anda lendo? Se é que lê alguma coisa. Procure não ler coisas desagradáveis e tristes, escândalos e desastres porque não trará coisas boas a sua mente. Procure ler e pensar somente o que é bom e puro, belo e verdadeiro. Procure meditar na Palavra de Deus e nos bons conselhos de sábios e pensadores. Leitura é alimento. Você não ingere qualquer porcaria que vê por ai. Da mesma forma, não vá lendo qualquer coisa que aparece diante de seus olhos. Isso irá alimentar a sua alma. 

    2. Faça uma lista de algumas experiências positivas que tenha passado e que talvez Deus queira usá-las para ajudar outras pessoas que passam pela mesma situação neste momento. Pense na sua infância e toda a sua estrada até hoje. Saiba você que todas as coisas que aconteceram em sua caminhada teve e tem um propósito diante de Deus. Essas experiências servem para ajudar alguém com conselhos e orientações. Saiba quando e quem deva estender as suas mãos e ajudar. 

    3. Não podemos remover nem um de nossos pecados do livro de Deus. No entanto, devemos estar cientes de que Deus irá removê-los por nós, se formos até Ele confessando nossos pecados e crendo no perdão oferecido por seu Filho Jesus Cristo. E não podemos nos esquecer de que somos pecadores afastados da glória de Deus e que somente o sangue de Cristo é capaz de nos purificar. Não conseguiremos por forças próprias porque a nossa carne não deseja. Portanto, devemos pedir perdão a Deus e aceitar a Cristo com arrependimento sincero. 

    4. Não seja um procrastinador. Ao procrastinar, corre-se um risco muito grande; o que seria uma decisão temporária, de fato pode acabar sendo permanente. Não se conquista a vitória nas batalhas estando deitado ou procrastinando. Existem situações em nossas vidas que a decisão é no tempo certo. Não se pode deixar para outro momento. Pessoas dependem de nós. Não se deixa para amanhã o que se deve fazer hoje. O amanhã não nos pertence. 

    5. Tenha confiança em suas capacidades e caminhe sem temer os obstáculos. Corresponda à confiança que Deus depositou em você, quando lhe entregou as capacidades de que dispõe, para que você as desenvolvesse e pusesse em prática. Ah! Quantas pessoas deixam a desejar somente porque acreditam que não podem fazer nada quando, na verdade, tem consigo grandes potenciais que só aguardam a oportunidade para aparecer. Você tem capacidades que desconhece, mas que pode ser desenvolvidas. 

    6. Pense na história da sua vida. Como a graça de Deus afeta sua vida? Não se esqueça que uma faceta importante da graça de Deus é que esta é uma promessa eterna e imutável. Mesmo quando não reconhecemos, ou quando parece impossível, somos guiados, acolhidos, resguardados e salvos pela graça. A sua história tem valor e pode influenciar muitas pessoas. Acredite. Cada dia que passa neste mundo é uma oportunidade para escrever um capítulo importante de sua vida. 

    7. Considere o estado atual de sua experiência espiritual. Se as pessoas olharem além do que se ostenta externamente, descobrirão um coração sincero? Não se esqueça de que Deus deseja que as nossas ações sejam reflexos de um coração puro. A Palavra de Deus nos orienta a guardamos o nosso coração porque dele procede as saídas da vida. Então, que procuremos manter o nosso coração sempre cheio da presença de Deus. Nosso rosto há de resplandecer o que está em nosso coração. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário