sábado, 21 de outubro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma VIII

    1. O primeiro passo para receber o perdão de Deus é admitir que precisamos dele. Há uma recomendação bíblica de que não podemos ser como o cavalo ou a mula, isto é, ser dominados por freios e cabrestos. Em vez de nos apegarmos ao pecado, devemos buscar o perdão do Senhor que é misericordioso e pronto a nos perdoar. Quando temos a ciência de que Deus nos amou tanto a ponto de dar o seu único filho para nos salvar e perdoar, devemos erguer nossas mãos aos céus e agradecer pela grande bondade de Deus. Um favor imerecido que desfrutamos. 

    2. A verdadeira sabedoria olha para o mundo da perspectiva de Deus. Devemos estar cientes de que Ele não nos deixou sozinhos. Ele nos dará a sabedoria quando lhe pedimos. E conforme dependemos dele, nossas raízes também se aprofundarão nele. Estamos no mundo mas não somos do mundo. Essa é uma premissa que devemos nos atentar. A sabedoria do mundo é terrena, limitada e passageira. A sabedoria que vem de Deus é celestial, infinita e eterna. Com a sabedoria que vem de Deus podemos olhar as coisas do mundo através de uma nova visão. 

    3. Descubra os ricos tesouros da verdade de Deus. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Ela é como uma lâmpada a iluminar os nossos caminhos e nos foi dada para nos ajudar a entender os propósitos de Deus em nossas vidas. Saiba você que existe uma fonte inesgotável de tesouros incalculável a sua disposição: A Palavra de Deus. Só seremos pobres em sabedoria e inseguros espirituais se não atentarmos para esse detalhe. Mas, se dedicarmos tempo para desfrutar das ricas promessas de Deus podemos alcançar uma vida em plenitude e graça. 

    4. Cada novo dia nos dá novos motivos para louvar o Senhor. É claro que podemos enfrentar muitas coisas desconhecidas ao longo do dia e algumas podem ser muito difíceis. Mas, se confiarmos no Senhor de todo o nosso coração e entregar-lhe o nosso viver, vamos encontrar o auxílio correto para vencermos os constantes perigos deste mundo. O quanto é bom pararmos para pensar sobre a grande bondade de Deus em nossas vidas a cada novo dia. Cada novo amanhecer é uma nova oportunidade de adorar ao nosso Criador e desfrutar de seu amor incondicional. 

    5. A gratidão é a resposta do coração ao amor imerecido de Deus. Devemos sempre saber que o Senhor Jesus Cristo tornou-se o nosso Redentor. Quando somos salvos, estamos sob as suas asas protetoras. Muitas pessoas são ingratas. Convivemos com pessoas assim o tempo todo. No entanto, não podemos deixar que a ingratidão nos afete. Devemos, sim, ser gratos o tempo todo. Gratos pela salvação e proteção de Deus, pela vida e pelas oportunidades que recebemos na vida. Cristo deu a sua vida por nós e por isso devemos ser gratos o tempo todo. 

    6. Incentive alguém hoje a continuar vivendo para Deus. Talvez hoje você e eu estejamos fazendo o melhor para conhecer , amar e agradar a Deus. Por esse motivo devemos ter um olhar compassivo com aqueles que estão indecisos e incentivá-los a continuar a depender de Deus. Existem muitas pessoas a nossa volta que dependem apenas de uma palavra de incentivo, de um olhar compassivo, de uma simples ajuda para continuar a jornada. Devemos estar atentos as essas necessidades e fazermos o possível para ajudar os que precisam de nosso apoio. 

    7. O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de sua vida, onde quer que você esteja. Saiba que o ontem já lhe fugiu das mãos e o amanhã ainda não chegou. Viva o momento presente porque dele depende todo o seu futuro. O tempo não espera por ninguém e cada minuto perdido nunca mais será recuperado. Aproveite cada momento para acreditar nos desígnios de Deus e nos propósitos que Ele tem para a sua vida. Procure ajudar quem precisa e a ter um olhar mais humano com as pessoas necessitadas. Essa é a vontade de Deus para nós. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário