domingo, 15 de outubro de 2023

Fragmentos de Sabedoria para a alma VII

    1. Fomos feitos para Deus, e no fim das contas, nada menos nos satisfará. Sem Deus, estamos todos vazios. Se formos honestos com nós mesmos, conhecemos esse sentimento de vazio total. Um vazio que nem amizade, nem dinheiro, nem sexo, nem poder, nem qualquer outra coisa é capaz de suprir. Somente a presença de um Deus pessoal é possível preencher o vazio da nossa alma. É como afirmou C. S. Lewis "Sem Deus é impossível encontrar a felicidade e a verdadeira paz." 

    2. Quando o mundo diz "Desista", a esperança sussurra "Tente mais uma vez"! Saiba você que Deus sempre estará usando um desafio aparentemente intransponível em sua vida para produzir perseverança. A perseverança é inspiradora! Então, não desista de ter esperança e, melhor ainda, de depositar toda a sua confiança em Deus. Ele é o nosso socorro, a nossa ajuda em tempo oportuno. É Ele quem nos sustenta e nos garante a vida eterna. Se o mundo diz para você desistir, saiba que Deus deseja que você seja um vencedor. 

    3. Deus não seria digno de nossa adoração se pudesse ser compreendido por nossa sabedoria. Não entendermos tudo sobre Deus não nos impede de confiar nele. Ele provou o seu amor por nós. Temos um limite que nos impede de conhecermos todas as coisas. Por isso, ignoramos a maioria das coisas que existem. E quem somos nós para conhecer os mistérios de Deus? Por isso, Ele é digno de nossa adoração. Porque não conhecemos muitas coisas, mas sabemos que podemos nEle confiar porque Ele cuida de cada um de nós com amor eterno. 

    4. De quais amizades ou hábitos você precisa afastar-se? Como você pode criar mais tempo em sua rotina para ler e meditar na Bíblia? Entregue o seu caminho ao Senhor, permita que Ele o redirecione de velhos padrões que levam a lugar nenhum e permita que as Escrituras sejam um rio que nutre as raízes do seu coração. Não permita que amigos, redes sociais e outros hábitos ruins possa impedir você de fazer a melhor coisa que poderia fazer, isto é, passar longo tempo lendo e meditando na Palavra de Deus. 

    5. Você reconhece que sua alma é cuidada por Deus? Você se nutre com a Sua Palavra? Sem o cuidado diário de Deus, nossa alma fica estéril e seca. Quando nos deleitamos com sua lei e meditamos sobre ela dia e noite, somos como árvores plantadas junto à margem de um rio. É um verdade inquestionável de que o que você ocupa sua mente é o que dará forças ao seu corpo. Uma árvore longe da água ficará raquítica e logo morrerá, assim é a pessoa que não medita na Palavra de Deus. A Bíblia é uma fonte inesgotável e preencherá o vazio da sua alma de gozo e alegria do céu. 

    6. Como devedores, somos chamados a viver cada dia para Jesus, que se entregou por nós. Não podemos conquistar o amor e a graça de Deus. Mas, porque Ele a deu liberadamente a nós, só podemos amá-lo, em retribuição, vivendo por Ele! O que podemos fazer para retribuir o grande amor de Deus em nossas vidas? Somos chamados para fazermos a diferença neste mundo. Então, que possamos nos deixar ser cheios da graça de Deus e vamos proclamar as boas novas do Reino de Deus para a vida das pessoas que necessitam saber de Jesus Cristo. 

    7. Deus tem as pessoas no íntimo do seu coração. Seja em tempos de bonanças ou de desafios é importante que nos aproximemos do coração amoroso de Deus para ouvir a sua voz e colocarmos as nossas vidas em suas mãos. E é tão bom sabermos disso. Um alívio para a alma cansada do sofrimento e alento para a alma esperançosa no Deus Criador dos céus e da terra. Saber que Ele nos tem em seu íntimo e conhecer o coração amoroso de Deus faz toda diferença em nossa caminhada. Não estamos sozinhos, mas com a presença de um Deus que tudo pode. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário