segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Que espécie de culto é esse?

    O que está acontecendo com as igrejas evangélicas em geral? Poderíamos dizer que estamos vivendo num tempo de perda completa de identidade. Sob a alegação de uma busca de "renovação" da igreja, muitas comunidades têm perdido suas referências, dando lugar a práticas absurdas, antibíblicas e que só trazem confusão. Nas redes sociais são disseminadas e a igreja torna-se uma aberração e espetáculo carnal por suas extravagâncias. 

    O que está acontecendo no meio evangélico nos dias atuais tem deixado muitos estudiosos confusos. Entre o povo em geral a confusão é total. Referimo-nos a algumas práticas de alguns setores da igreja evangélica, em geral fundindo elementos culturais e religiosos diferentes. Já podemos detectar o "evangelho espírita" num "culto" que mais se parece com uma sessão espírita do que qualquer outra coisa. Temos evangélicos que creem em simpatias e benzedeiros, prática muito comum entre os católicos romanos. Nos chamados "cultos de libertação" realizados em algumas igrejas, o que acontece ali muito se assemelha com o que acontece num terreiro de Candomblé ou Umbanda. Cristãos supersticiosos que consultam horóscopos e vão longe para ouvir "revelações" de charlatões baratos. 

    Paulo exorta os gálatas sobre isso: "Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chama na graça de Cristo, para outro evangelho; o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo." Gálatas 1. 6,7. As igrejas de hoje estão em um patamar muito pior do que a situação na igreja do I século. Qualquer instituição ou movimento, e até mesmo uma pessoa que perder seu referencial entrará em conflito e causará confusão a muitos. 

    Para que a confusão não se estabeleça, a igreja evangélica precisa entender que a vida cristã não é mera teoria baseada em mil especulações. A vida cristã se inspira no caminho e prática de Jesus, que se resumem na vida prática do amor, na capacidade de se relacionar, respondendo a situações concretas. É preciso considerar que fomos chamados para fazer a diferença neste mundo, não nos igualar a ele em suas práticas abomináveis. A cópia do evangelho barato e falsificado é pior do que as práticas mundanas. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário