segunda-feira, 21 de agosto de 2023

O exemplo do Profeta Natã

    “Conforme todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi”. 1Crônicas 17.15. 
 
    Natã foi um profeta que atuou junto à monarquia. Sua função no reino não era fácil, pois tinha como função apontar os erros dos reis, sacerdotes e do povo quando esses se desviavam da Leis do Senhor. Nem todos os monarcas aceitavam serem confrontados e exortados pelos profetas. Por isso, eles precisavam de muita coragem e ousadia. 
 
    Natã teve que aprender uma importante lição durante o exercício do seu ministério: Resistir à ideia de falar em nome de Deus as suas próprias palavras. Quando Davi pecou, tomando uma mulher que não era sua, Natã entra em cena para confrontar o rei. Ele foi muito cauteloso e sábio, ao contar uma história para Davi envolvendo uma ovelha. Depois de ouvir o profeta, logo o rei declarou uma sentença. Então Natã mostrou a Davi que ele havia agido da mesma maneira e também merecia a mesma sentença, pois havia pecado. Natã agiu com muita sabedoria, mas não deixou de apontar o pecado e falar o que Deus havia mandado. Com Natã aprendemos que os dons são bênçãos do Senhor e precisamos utilizá-los para que o Reino de Deus seja estabelecido e o nome dEle seja exaltado. 
 
    A vida de Natã nos mostra que não estamos imunes a apresentar nossas próprias opiniões como se as mesmas fossem Palavras de Deus. O fato de Deus falar conosco não cria necessariamente em nós o discernimento para saber o que é nosso pensamento e o que é a Palavra de Deus. Por isso, é preciso depender de Deus em cada situação, para que não nos usemos em lugar de Deus. Ter um dom da parte do Eterno não nos isenta de usá-lo com sabedoria. É necessário que estejamos alinhados com a sua Palavra, revelada nas Escrituras, e saibamos ouvir o Eterno falando conosco. 
 
Extraído de: Lições Bíblicas Jovens CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário