segunda-feira, 8 de maio de 2023

Quem fala muito...

    "E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as. Porque o que eles fazem em oculto até dizê-lo é torpe." Efésios 5:11,12 

    Essa mensagem é um alerta para os nossos dias. Dias estes que, de acordo com a Palavra de Deus, são maus. Existe um grande perigo a rondar-nos o tempo todo. As más conversações, isto é, o perigo de falar o que não deve. Infelizmente no meio cristão vivemos um período em que muitos preferem ignorar os conselhos bíblicos e viverem uma vida pautada pelos encantos deste mundo. Não são poucos que se deixam ser levados pelos prazeres momentâneos e acabam sendo cúmplices nas rodas de escarnecedores. A Palavra de Deus é bem categórica em relação a isso. Não podemos nos compactuar com as obras da carne. Não podemos fazer parte da roda de escarnecedores. Não podemos nos deter nos caminhos dos pecadores e nem seguir os conselhos dos ímpios. O nosso prazer deve ser ler e meditar na Palavra de Deus. 

    O segredo de uma vida em comunhão com Deus é seguir os conselhos divinos para as nossas vidas. Não devemos ter prazer em compactuar com as obras infrutuosas das trevas. Somos chamados para fazer a diferença neste mundo. Devemos ser o sal da terra e a luz do mundo. Este mundo está em trevas e vai, cada dia mais, de mal a pior. Não podemos nos conformar, mas termos a mente renovada pelo Espírito Santo de Deus para fazermos a diferença. Quem fala muito dá bom dia a cavalo. Esse é um ditado popular que se encaixa muito bem em nosso meio. Quem passa boa parte do seu tempo em rodinhas de conversas fiadas fazendo fofocas e difamando o seu próximo está correndo um sério risco de ficar fora da graça de Deus. Somos membros do corpo de Cristo e nosso dever deve ser ajudar os nossos irmãos e não acusá-los de qualquer coisa. 

    A Palavra de Deus nos adverte que "aquele que cuida está em pé, cuide-se também para que não caia". Portanto, só estaremos seguros se vivermos em Cristo e para Cristo. Então, porque nos deixamos ser levados pelas concupiscências deste mundo e pela soberba da vida? O mundo passa e as suas concupiscências também, mas aqueles que fazem a vontade de Deus permanecem para sempre. Ouça os conselhos da Palavra de Deus. Os dias são maus e precisamos saber remir o tempo. Aproveitar cada minuto fazendo a vontade de Deus. Não dê ouvidos aos que insistem em andar distantes dos caminhos do Senhor. Saiba você que a salvação é individual. Não siga os maus conselhos. Não dê ouvidos aos falatórios profanos. Fuja da aparência do mal. Caminhe na direção de Deus e busque viver uma vida que agrade ao Senhor. 

    A língua é um pequeno membro que, se não for controlada, pode colocar toda a vida em perigo. Controle-se ao falar sobre as pessoas, os irmãos e a Igreja. De preferência prefira o silêncio. A Palavra de Deus nos adverte diversas vezes que só os tolos falam muito. Existe uma diferença crucial entre os sábios e os tolos. Os sábios pensam antes de falar e, muitas vezes, preferem nem falar para não serem mal interpretados. Já os tolos sempre falam sem pensar e acabam provocando muitos males na sociedade. 

    Uma palavra é capaz de ferir e até matar uma pessoa. Então, se evitarmos estar entre os que vivem murmurando ou falando pelos cotovelos é muito mais sábio para nós. Não siga os maus exemplos. Olhe para Jesus. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Ele é o melhor exemplo a seguir. Mesmo sendo injuriado não amaldiçoou os seus perseguidores, antes orou por eles para que tivessem o perdão de Deus. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário