quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Meditações do Poeta Cacerense XIX


    1. Todas as características do amor cristão têm que se identificar com os relacionamentos pessoais. O amor é paciente para com as pessoas. O amor é benigno. O amor não tem inveja de ninguém. O amor não se ensoberbece, nem se envaidece. O amor se comporta com graça e encanto perante as pessoas. O amor se lembra de seus deveres e responsabilidades em vez de insistir em seus direitos e privilégios. O amor nunca perde a paciência com as pessoas. O amor não guarda rancor nem se deleita nas desgraças do próximo. O amor valoriza a verdade e se regozija quando esta se sobressai. O amor confia em Deus e crê no melhor que há nas pessoas. O amor espera continuamente e suporta tudo com fortaleza e ânimo. Se somos cristãos, devemos ver se há em nós as características do verdadeiro amor de Deus. 

    2. Quando Deus fala, há mudanças evidentes nos corações dos que o ouvem mediante a operação do Espírito Santo. Se o espírito e a mente são sadios, o corpo também deve ser. Entretanto, a Palavra de Deus só pode ter efeito positivo nos corações e nas vidas daqueles que creem. Isso é condição indispensável. Você tem ouvido a voz de Deus? Ele fala aos nossos corações e quer nos transformar com a sua graça e sabedoria. Quando Deus fala e nós o ouvimos acontece a grande transformação em nossas vidas. 

    3. O verdadeiro cristão ama a Deus acima de tudo, porque Deus o amou com um amor eterno, concedendo-lhe a graça divina em seu Filho. Quando experimentamos a alegria da comunhão com Deus através de Jesus Cristo, não permanecemos apáticos quanto a oportunidade de termos sempre uma renovação espiritual. Faça sua vida valer a pena. Busque a comunhão com Cristo e viva uma vida que agrade a Deus e transforme o mundo. O verdadeiro amor ao Senhor é obedecer a sua Palavra e amar o nosso próximo como Cristo amou a humanidade. Só vamos entender isso quando nos deixarmos ser impactados pela plenitude do Deus vivo. 

    4. Os que confiam no Senhor são vitoriosos, mesmo diante de circunstâncias desfavoráveis. Muitas vezes nos deixamos sermos abatidos pelas dificuldades encontradas pelo caminho. Pensamos em desistir, largar a cruz e voltarmos. Afinal, por que tanto sofrimento? Mas, não podemos deixar que os obstáculos e as adversidades da jornada nos impeçam de chegar ao destino final. Devemos, sim, confiar inteiramente no Senhor e entregar-lhe as nossas ansiedades porque Ele tem cuidado de nós. Confiar em Deus em todas as circunstâncias de nossas vidas faz toda a diferença neste mundo. A Terra Prometida está sempre do outro lado do deserto. 

    5. Nestes dias de tantas mazelas e iniquidades, urge vivermos em santidade para que sejamos irrepreensíveis. O cristão deve ter uma vida exemplar baseada na excelência do caráter de nosso Senhor Jesus Cristo. Todo cristão deve influenciar a sociedade em que vive, por meio de atitudes que enalteçam o nome do Senhor. Veja bem que eu disse "influenciar" e não o contrário. Muitos estão se deixando ser influenciados pelo mundanismo e modismo de uma geração perversa e não condiz com os ensinamentos de Jesus. Devemos tomar muito cuidado. Somos chamados para fazermos a diferença neste mundo. 

    6. A melhor forma de não sermos presos pelas correntes do pós-modernismo é aprofundarmos nossas convicções cristãs, criarmos raízes, porquanto aqueles que se mantêm na superficialidade resvalam e caem. É preciso, urgentemente, tomarmos muito cuidado com a superficialidade. Não podemos ser cristãos rasos, sem profundidade. E, só alcançaremos essa profundidade, se mergulharmos na infinita plenitude de Deus. O mundo pós-moderno tem muitas sutilezas e precisamos estar atentos para não cairmos nos engodos de Satanás. 

    7. Ser cristão é ser diferente. O cristão dará contas ao Senhor pelo que tenha sido e pelo que tenha feito no mundo. Essa responsabilidade advém do fato inexorável de ser ele uma "nova criatura". Deve, por isso, manifestar nova vida, um novo proceder, compatível com a condição de cristão, deixando para trás as coisas antigas e inerentes à velha natureza. Ser cristão implica em ser diferente do homem natural, aquele que ainda não nasceu de novo. 

    8. Deus ainda fala conosco? Muitas vezes lemos na Palavra de Deus que Ele respondeu, dando instruções e avisos, tudo para o bem estar de seu povo. A obra dEle não parou por causa da dureza do coração humano. Muito pelo contrário. Ainda hoje ouvimos a sua voz dizendo: "este é o caminho, andai por ele". Isso acontece quando o buscamos de todo nosso coração em oração e queremos saber o que fazer diante de um mundo tão caótico. Quando pedimos a sua ajuda com sinceridade para resolver um problema ou uma necessidade o Senhor nos atende. Ele nos orienta e nos livra de perigos imediatos. Quando confiamos inteiramente no senhor temos a convicção de que Ele age ao nosso favor. 

    9. Olhe a sua volta. Observe que há quem necessite de consolo e aconselhamento. Busque a sabedoria divina para ajudar aqueles que sofrem. Os motivos para o sofrimento humano são diversos; porém a solução, amparo e consolo vem de uma única fonte: Deus! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário