domingo, 16 de março de 2014

O que é o homem para que dele te lembres?



No sonho desta noite havia uma pergunta que atormentava minha mente. O que é o homem mortal para que dele te lembres? Provavelmente a questão veio em meu pensamento pelo impressionante documentário Os rios e a vida que assisti antes de dormir. O documentário apresentava o Rio Amazonas como sendo o último grande rio que ainda resiste à destruição do homem, mas que, com o avanço da soja ele logo vai estar destruído. A floresta é destruída para a plantação do grão que fornece uma base de alimentação no mundo moderno. No entanto, antes da soja, a floresta sofreu, e ainda sofre a destruição causada pela ambição do homem que retira a madeira para fazer diversas atividades com ela. O ser humano destrói a natureza e não mede as consequências dos seus atos.

A natureza começa a mostrar sua força. No documentário mostrou uma das secas causadas pela ação do homem onde o rio baixou mais do que o costumeiro e causou inúmeras perdas. Os peixes morreram, em alguns casos até mesmo cozidos pelo calor do sol e as poucas águas. A população ribeirinha sofre com as inconstantes cheias e secas do rio. Alguns, em meio ao desespero, procuram Deus e apelam para o todo poderoso. Sabemos, no entanto, que a marcha para o progresso não vai parar até o homem ter derrubado a última árvore que Deus fez nascer. O pulmão do mundo está sendo afetado diretamente e vai ser impossível respirarmos futuramente. Atualmente destrói-se o equivalente a cinco campos de futebol por minuto.

O ser humano dominado pelo espírito do capitalismo está conduzindo a terra para a destruição. E, então martela em nossa mente a pergunta acima. O que é o homem para que dele te lembres? Se não fosse a misericórdia de Deus já teríamos sido consumidos pela destruição. Coloca-se a culpa em Deus pelas calamidades e catástrofes e questionam onde está Deus quando isso acontece. No entanto, deveriam olhar para a destruição que o próprio ser humano faz para suprir suas ambições de poder e luxúria.

Deus criou o mundo perfeito. A natureza exuberante funciona dentro de uma lógica perfeita e todos os ecossistemas são interligados. A quase extinção dos jacarés na floresta amazônica a algum tempo atrás, causou um desequilíbrio incalculável na natureza. Quando isso estava para acontecer o homem fez a intervenção e, por meio da proteção ambiental salvaram os jacarés da extinção. A proteção fez com que sua população aumentasse além do normal e isso, também, causou um desequilíbrio. Interfere na natureza de forma que suas consequências são sentidas por anos e anos. Esse fato não aconteceu só na Amazônia, mas, também, no Pantanal.

Davi ficou admirado com a grandeza de Deus e, ao olhar para as coisas que Deus havia feito ele ficou fascinado. A lua e as estrelas que o Criador fizera com as próprias mãos causaram no salmista uma admiração pelo poder de Deus. Mas, Davi fica deslumbrado pela oportunidade que Deus dá ao homem de cuidar dessa criação. Admira-se por que Deus dá ao homem o domínio sobre todas as coisas que fez sob o céu. As ovelhas e o gado representam toda criação. As aves do céu e os peixes do mar representam a extensão dessa autoridade. E o que o homem fez desse domínio? O que vemos todos os dias nos noticiários. Mata, rouba e causa destruição sem precedentes. Em tudo isso martela em nossa mente. O que é o homem para que dele te lembres? O homem só desaponta o Criador. Destrói aquilo que ele fez com tanto amor. Será que merecemos o amor de Deus?

Abra seus olhos para essa realidade. Saibas que Deus te escolheu para proclamar a sua magnitude. Para adorá-lo na beleza da sua santidade e não para destruir o que Ele fez com tanto amor. Que o Espírito de Deus possa falar melhor em cada coração.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário