segunda-feira, 24 de março de 2014

E fora de mim não há Deus!




Assim diz o SENHOR, Rei de Israel, e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus. 
Isaías 44:6

A mensagem de hoje diz respeito ao grande Deus. Um Deus que está acima de todas as coisas. Um Deus que é sobre todos os deuses e que é o primeiro e o último. A grandeza desse Deus é patente aos nossos olhos. Quando olhamos a natureza, as estrelas e os oceanos já contemplamos a grandeza de Deus que criou tudo isso.

Mas, qual a necessidade de se falar sobre a grandeza de Deus? Quero expor, em poucas palavras, alguns questionamentos que perpassam minha mente e, como um atalaia, quero gritar do alto da torre. Você adora esse Deus ou algum ídolo deste mundo? Essa pergunta deve ser feita no coração de cada um e buscar em si mesmo a resposta.

Como identificar quem ou o que eu adoro? Eis uma pergunta básica que nos leva a reflexão nestas linhas. Na história da humanidade encontramos o ser humano adorando todo tipo de deuses e divindades. Ídolo não é só aquelas imagens de escultura feitas por mãos humanas que estamos acostumados a ver em diferentes culturas. Para esses o profeta Isaías faz uma severa pergunta: “quem, exceto um tolo, faria o seu próprio deus – um ídolo que em nada pode ajudá-lo?” Pela Bíblia entendemos que os que adoram imagens de esculturas o fazem tolamente, uma vez que esses ídolos não os podem ajudar. Mas, a Bíblia também afirma que Deus não leva em conta o tempo da ignorância do homem. Se até hoje você se curvou diante de ídolos e não obteve respostas para suas orações. Volte-se para o Deus verdadeiro que fez os céus e a terra e adore-O!

Como afirmei acima, ídolos não são apenas as imagens de esculturas. Nos dias atuais as pessoas estão, cada vez mais, adorando ídolos. Esses ídolos são pessoas consideradas destaques na sociedade, jogadores, artistas, cantores entre outros. Mais são também, as próprias pessoas. Uma adoração ao homem. O Deus verdadeiro está sendo deixado de lado. Cuidado! Isso é muito perigoso. É preciso conhecermos a Deus e o reverenciar por tudo que tem feito por nós.

Existem algumas perguntas que devem ser respondidas à luz da Palavra de Deus para sabermos identificar quem ou o que nós adoramos. Vejamos:

1. Quem me criou? 

Essa pergunta é crucial para entendermos nossa razão de viver. Alguns acreditam que a humanidade é fruto de bilhões de anos de evolução mas não conseguem comprovar essa teoria. Eu acredito que Deus me criou. E creio nisso porque a Bíblia me diz. O salmista expressamente responde essa primeira questão da seguinte forma: “Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia”. Salmos 139:14-16. Louvado seja o nome do Senhor!

2. Em quem confio em última instância?

Há um anseio muito grande na humanidade com relação aos acontecimentos. Tragédias, caos, catástrofes, ameaças de guerras, conflitos e outras séries de preocupações perpassam a mente humana. O mundo desaba a nossa volta e em quem confio? Quem tem a última palavra? As pessoas confiam em carros e cavalos, confiam nas tecnologias, nos arsenais. Mas, tudo isso não traz a solução para os problemas. Outra vez a Bíblia responde essa questão. Aqueles que confiam em Deus estão seguros. É o que diz a Bíblia. "Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. Salmos 91:1-2. Louvado seja o nome do Senhor!

3. De quem espero a verdade final? 

Eis uma questão essencial para entendermos a atual conjuntura do mundo. Estamos vivendo uma época em que o ser humano não pode mais confiar em ninguém. A política está repleta de mentiras, a economia mente e a religião não consegue passar segurança para as pessoas. O que fazer? Mais uma vez meu respaldo é a Bíblia. Diz a Palavra de Deus que um dos discípulos de Jesus tinha dúvidas com relação ao caminho certo. Vejamos o que Jesus falou sobre isso. “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. João 14:5-6. Só Jesus é a verdade final. Louvado seja o nome do Senhor!

4. Em quem busco a segurança e a felicidade? 

Duas palavras que preenchem os anseios da humanidade. Segurança é o que vemos nos principais debates. A população clama por segurança. O homem moderno com todas suas tecnologias já não consegue viver em segurança. Vemos as casas cercadas de alarmes, cercas elétricas e modernos sistemas de segurança. Mesmo assim o ser humano não consegue dormir tranquilo. Sem segurança não existe felicidade. Quem pode ser feliz em um mundo inseguro? Aqueles que são comprados pelo sangue do Cordeiro. Aqueles que aceitaram a Jesus. Ele prometeu cuidar dos seus. “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. João 10:28-29. Louvado seja o nome do Senhor!

5. Quem é o responsável pelo meu futuro?

A grande preocupação da humanidade é com o futuro. Os avanços tecnológicos são propostos para que o homem possa viver melhor. Almejam aumentar a qualidade de vida e a longevidade. Mas, acabam destruindo o presente na busca por esse futuro. O mundo caminha a passos largos para a destruição causada pelo próprio homem. Quando penso no futuro penso nas promessas de Jesus. Paulo escrevendo a Timóteo afirma que “Palavra fiel é esta: que, se morrermos com ele, também com ele viveremos; Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará”. 2 Timóteo 2:11-12. Louvado seja o nome do Senhor!

Se suas respostas para as perguntas aqui elencadas não estão respaldadas na Palavra de Deus você precisa fazer um concerto com Ele. Deixe o mundo com seus ídolos e passe a adorar o Deus que fez os céus e a terra.

Texto: Odair.

Referência Bibliográfica: 
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário