quinta-feira, 13 de março de 2014

Os dois caminhos




Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Onde leva? Não perguntes, segue-o! 
Nietzsche

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem” Mt 7: 13- 14

Não é possível recorrer a outro caminho quando o que você deverá percorrer está na frente dos seus passos. A cruz pode parecer pesada demais e os espinhos podem até ferir os seus pés, mas o caminho que é para você percorrer é o único por onde deves passar.

A vida oferece-nos momentos de alegrias e tristezas sendo que, para uns os momentos de alegrias são maiores que os momentos de tristezas e, para outros, acontece o inverso. O que importa é o que fazemos do aprendizado que temos desses momentos na nossa vida.

Noites inteiras podem ser passadas sem os olhos se fecharem para o sono que descansa a alma porque as lágrimas temam em rolar desses olhos impedindo que eles se fechem. Os pensamentos torturam a alma na busca por uma saída do tormento que perturba a paz interior. Nessas horas, os minutos são eternidades e parecem não dar importância para o sofrimento alheio.

Quando olhamos para as agruras que torturam esses caminhos vemos a dificuldade estampada diante de nós. O que fazer? Como seguir esse caminho? As dúvidas são tantas e desfalecem o coração. Parece mesmo, em algumas situações, que não existe esperança para o pobre mortal que se encontra nessa dificil encruzilhada.

No entanto, quando olhamos para os ensinos de Jesus fica notório seu mandamento de que devemos escolher entre os caminhos a nós apresentado. A figura dos dois caminhos é real. Não é fácil escolher o caminho estreito porque as dificuldades são enormes para trilhá-lo. O coração humano deseja os prazeres desse mundo e sempre almeja a satisfação das lúxurias e vaidades. Mas, esse é o caminho largo que conduz a perdição. Para os sabedores dessa verdade fica dificil ser feliz sabendo que o final desse caminho é a perdição.

Nosso inimigo interior, a carne, deseja as concupiscências deste mundo e nos istiga a viver de acordo com sua vontade. Essa inclinação ao materialismo terrestre nos obriga a vacilar quando almejamos trilhar pelo caminho do bem.

Ao contrário do que afirma o filósofo na epígrafe acima, não existe só um caminho. Jesus disse que existe dois caminhos. Onde leva? A filosofia não tem a resposta. Mas a Bíblia tem a resposta certa. O caminho estreito leva a Deus e a Salvação. O caminho largo conduz à perdição. Então, há dois caminhos e os destinos dos mesmos são bem explícitos. O que temos que fazer é saber tomar a decisão certa e seguir pelo caminho do bem.


Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário