sábado, 17 de fevereiro de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXIX

    1. Deus tem o poder de criar um caminho onde ainda não existe estrada aberta. Se você sonha com algo ou tem alguma causa que parece impossível aos seus olhos, acredite que Deus possa fazer por você. Se estiver dentro dos propósitos do Senhor e for uma coisa boa, pode entregar ao Senhor que Ele fará algo extraordinário na sua vida. Nunca se esqueça de que Ele é o Criador do Universo e, por isso, não existe impossível para Ele. Quando conhecemos os atributos de Deus aprendemos a nos aquietar e confiar na sua provisão em nossas vidas. Você olha para o horizonte e só vê florestas e montanhas? Saiba que Deus pode abrir um caminho onde não existe estrada. 

    2. A sabedoria é a melhor coisa que alguém possa desejar. Em um mundo totalmente envolvido pela tecnologia e informação é urgente que nos atentemos para a sabedoria. Não a sabedoria humana que é falha e perniciosa, mas a sabedoria divina. A sabedoria que vem diretamente do trono de Deus. Informação não é conhecimento. Sabedoria é conhecer os desígnios de Deus para as nossas vidas e fazer a sua vontade. Não podemos nos deixar ser levados pelas fantasias deste mundo corrompido pelo pecado. Devemos sim buscar a sabedoria de Deus para vencermos as tentações e os perigos deste mundo mal. Como diz o salmista, "aborreço aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no Senhor"

    3. Não force portas. Eis um grande conselho para as nossas vidas. Existem muitas pessoas que agem de forma precipitada e acabam forçando as portas. Nunca isso dá certo. Sempre vai acarretar consequências sérias para as nossas vidas. Ações precipitadas quase sempre trazem sérias consequências, algumas muitas amargas. Por isso é bom termos uma vida equilibrada e sempre pensar bem antes de tomar qualquer decisão. Nos precipitamos quando reagimos com pressa, sem pensar e sem a devida reflexão. Devemos aprender a confiar no Senhor e ter o controle de nossas emoções. Seja sábio e prudente nas situações do dia a dia. Busque a sabedoria de Deus e conselhos de pessoas tementes a Deus. 

    4. Deposite sua esperança conscientemente na graça de Deus em Jesus. Fazendo isso você tem a certeza da proteção contra o legalismo. Muitas pessoas fazem as coisas erradas porque acham que podem conseguir a salvação pelos seus próprios méritos. São pessoas legalistas. Acreditam que a salvação vem das obras e não é isso que é verdade. A salvação é um dom de Deus através de Jesus Cristo. É pela graça para que ninguém se vanglorie diante de Deus. Por isso, devemos saber que dependemos de Deus através de Jesus para alcançarmos a sua misericórdia. Isso é fundamental para extirparmos do nosso coração a hipocrisia, a inveja e o famigerado legalismo. 

    5. Quem sabe você esteja duvidando do que Deus pode fazer por você e recorrendo a outros recursos, expressando assim a sua falta de fé. Não duvide do que Deus pode fazer. O melhor que podemos fazer é aprender a confiar nos desígnios do Senhor. Ele sabe o que faz e o que é melhor para as nossas vidas. Quando depositamos nossa confiança em Deus devemos estar ciente de que Ele é poderoso para nos atender e nos ajudar em tempo oportuno. O que precisamos é confiar no seu poder e na sua vontade. E confiar é deixar que Deus faça o que é impossível para nós porque para Deus não há nada impossível. Ele é soberano, Criador dos Céus e da Terra e cuida de cada um de nós. 

    6. Não sabemos de todas as coisas e nem temos a capacidade para isso. Mas, muitas vezes nos questionamos porque Deus permanece em silêncio diante de acontecimentos trágicos em nossas vida. O fato é que não temos o controle das coisas e não sabemos os propósitos de cada acontecimento. Fato é que devemos confiar no Senhor, pois Ele sempre está na torre de controle e sabe de todas as coisas. Quem sabe nesse dia você tem questionado o silêncio de Deus no desejo de obter respostas para suas dúvidas e incertezas. Saiba você que Deus conhece a sua angústia e sabe exatamente o que você precisa. Não se preocupe com isso. Entregue o seu caminho ao Senhor e confie na sua graça. 

    7. Às vezes precisamos de ajuda. Quando Moisés não conseguia manter as suas mãos erguidas para que o povo de Israel prevalecesse na batalha, seus dois companheiros, Arão e Hur, sustentaram seus braços erguidos. Isso nos mostra que muitas vezes vamos precisar de ajuda. Ninguém é capaz de suportar todos os desafios da vida sozinho. Por isso devemos ter companheiros que nos ajudem quando precisamos. No entanto, devemos saber quem são os nossos companheiros e quais são as suas intenções. Um verdadeiro amigo é aquele que te ajuda nas suas fraquezas porque deseja o seu bem. Saber valorizar esses amigos é fundamental para termos sempre com quem contar. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário