sábado, 10 de fevereiro de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXVIII

    1. Aprenda uma coisa: um fracasso não significa uma vida fracassada. Talvez sejam necessários muitos fracassos para que a vida seja contemplada com êxito e talvez a ausência de fracassos signifique uma vida fracassada. Se não quiser ser criticado por fazer alguma coisa, não faça nada. Mas, se não fizer nada com medo de ser criticado, nunca fará alguma coisa que vale a pena na vida. Muitos sucessos começaram com fracassos; muitos fracassos levaram ao sucesso de alguém e, sempre após um fracasso, resta-nos tempo para uma vitória definitiva quando aprendemos com os nossos erros. O segredo é sempre tributarmos a Deus as nossas vitórias e êxitos porque Ele sempre nos ajudará se o buscarmos. 

    2. Se vivermos alimentando inveja e discórdia isso terá um efeito negativo em nosso corpo e emoções. O melhor que podemos fazer é buscar viver em paz com todos. Nem sempre isso é uma tarefa fácil, mas fazendo isso, evitamos muitos transtornos para a nossa vida. Serenidade e equilíbrio trazem saúde. Tome a decisão de fazer o bem a si mesmo e aos outros sempre que possível e procure livrar-se de brigas e invejas. O conselho de Deus para as nossas vidas é procurarmos ter paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá o Senhor. É um conselho que trará muitos benefícios para as nossas vidas se o seguirmos. Nunca mais alimente inveja e discórdia em seu coração. 

    3. Quando sabemos o que Deus tem feito em nossas vidas temos muito a agradecer pela vida e pelo cuidado. Tenho uma profunda gratidão por cada lição que aprendi no passado. Afinal, foram elas que me permitiram chegar até aqui! Todos nós em algum momento passamos por dificuldades e precisamos superar grandes obstáculos. Mas, quando depositamos nossa fé em Deus, sabemos que tudo vai dar certo. A vida reserva surpresas maravilhosas para todos aqueles que cultivam a gratidão! Aprenda a ser grato e você verá o quanto a sua vida irá melhorar. A gratidão abre caminhos em direção ao Pai celestial e podemos ver a sua graça sendo derramada em nossos corações. Nada mais gratificante do que ser grato a Deus por tudo! 

    4. Acordo todas as manhãs e vejo que a melhor coisa que posso fazer é agradecer pela vida. Só tenho a agradecer a cada um dos desafios que me trouxeram até aqui, que me fizeram crescer e aprender tantas coisas! A vida é sempre uma possibilidade de aprender e desfrutar coisas que o espírito humano deseja. Melhor ainda é quando reconhecemos que tudo que temos devemos a Deus que cuida de nós com todo o cuidado. Saber que somos filhos do Criador e que Ele cuida de cada detalhe da nossa vida é fundamental para caminharmos. Se você está lendo essas palavras neste momento, saiba que Deus lhe deu mais uma rica oportunidade. Se você abriu os olhos nesta manhã e se deparou com essas palavras é porque Deus ama você e cuida de você nos mínimos detalhes! 

    5. O segredo para uma vida feliz e mais tranquila é saber manter a calma em situações extremas. Não é fácil, mas é possível com disciplina e persistência. Os argumentos sempre necessitam da razão para ser verdadeiros e honestos; a razão nem sempre precisa dos argumentos, pois ela se impõe por si mesma, por sua própria força, pelo peso da verdade. Por isso, o ideal é sabermos usar a nossa inteligência quando as coisas quiserem sair do controle. Nada de gritaria. Isso não resolve nada. Na verdade, na maioria das vezes tornam as coisas bem piores. Saber usar o raciocínio nestas situações é o ideal para que tenhamos sabedoria e discernimento para tomarmos a melhor saída. 

    6. Será mesmo que vale a pena ficar gritando? Será que as coisas se resolvem com gritaria? Esse é um dos assuntos mais importante a se falar em nossa geração, mas que quase não se fala. Quando você fala com os seus familiares, quando os repreende, quando lhes chama a atenção, quando exige algo deles, costuma ser aos gritos? A pergunta para você é: Por que grita? Se o seu argumento é porque diz que está com a razão, eu lhe pergunto: se tens razão, por que tens que gritar? Normalmente quando alguém grita com outros é porque quer impor a sua vontade. Mas, isso não é bom e nem mesmo saudável para ninguém. O bom mesmo é saber manter o equilíbrio e a calma para resolver a situação com diálogo e convencimento. 

    7. O conhecimento é uma ferramenta poderosa para enfrentar mudanças e desafios. Ao estudar e ler, adquirimos insights e sabedoria que nos ajudam a nos adaptar às circunstâncias em constante evolução e a superar obstáculos com resiliência. Os livros são uma janela para a história, a cultura e as experiências humanas. Ao estudar e ler, conectamo-nos com as realizações, os desafios e os triunfos da humanidade ao longo do tempo. Isso nos ajuda a compreender melhor a nós mesmos e o mundo em que vivemos. Bons livros têm o poder de inspirar e despertar a criatividade. Eles nos apresentam a novas ideias, visões de mundo e possibilidades, estimulando nossa imaginação e alimentando nossa criatividade. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário