quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Conselho a um amigo que não crê em Deus

    Bem que eu poderia dizer a você que são apenas conselhos e que eles são para o seu bem. No entanto, como diz o velho deitado, "se conselhos fossem bons não seriam dados e sim vendidos." Isso, de alguma forma, faz sentidos. Mas, apesar de todas as incertezas, aqui estou eu. Dando os meus palpites ou conselhos, como queira entender. E falo o que sinto no coração e não com a intenção de impor os meus argumentos. Afinal, vivemos em uma democracia onde se preza a liberdade de expressão. 

    Você perguntou-me se acredito em Deus e por que acredito. Na minha modesta opinião não há como descartar Deus na construção e manutenção do universo e de todas as coisas que nos cercam. Então, para mim é muito mais difícil crer que não haja um Criador. Portanto, Deus é uma realidade. O que acontece é que a nossa mente é um tanto limitada e, por essa razão, não temos a devida compreensão dos mistérios da humanidade, da criação e da existência de Deus. Mas o fato é que Ele existe e tem uma visão do todo enquanto nós, pobres mortais, não temos a visão nem de meio por cento. 

    Busco incessantemente a sabedoria. Busco conhecer um pouco mais. Leio as teorias, as opiniões e procuro sempre estar de mente aberta para tentar compreender um pouco além do que conheço. E, nessa busca, compreendi que quanto mais aprendo, mais coisas tenho a aprender. O conhecimento é infinito e, mesmo que tivesse mil vidas, ainda assim eu não saberia quase nada do universo. Então, conformo-me em aprender o quanto me for possível sabendo que nunca vou saber todas as coisas e, portanto, assim como todas as pessoas, eu sou um ignorante. 

    Quanto a você e o conselho que me pediu eu acredito que a confusão na sua mente é devido o anseio no seu coração por um Deus que você insiste em negar que existe. A eternidade está no seu coração e o vazio que você sente é a ausência de Deus. Ele pode preencher esse vazio e te dar a paz que tanto procura. Mas, para que isso possa acontecer, você deve abrir o seu coração e aceitar esse Deus que é misericordioso e longânimo. Ele continua de braços abertos esperando o seu sincero arrependimento para que possa te salvar. 

    A bondade de Deus está explícita em sua decisão de nos dar o livre-arbítrio, isto é, a decisão de escolher a nossa salvação. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna." Pare para pensar sobre isso e veja a grande bondade desse Deus Todo Poderoso. Abra o seu coração e creia no milagre da salvação. O Senhor não está com os ouvidos agravados para que não possa ouvir o seu clamor. Ele está de olhos abertos e braços estendidos para te receber junto a Ele. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário