domingo, 7 de janeiro de 2024

Fragmentos de Sabedoria para a alma XXIII

    1. Não é suficiente o cristão se apartar do mal; é preciso que faça o bem. A prática da justiça e o desenvolvimento da santidade na vida do cristão demonstram o milagre da salvação operada por Cristo Jesus. Enquanto a velha natureza carnal procura apegar-se às coisas mundanas que a cercam, o novo homem luta em busca do crescimento espiritual. Todos os que aceitam Cristo como Salvador devem deixar todos os vícios e a prática de pecados conhecidos e conscientes. A comunhão intensa com o Senhor mediante a submissão, a oração, a adoração e a santidade de vida é fundamental para vivermos aqui. 

    2. Amar não é obrigação! Ouça-me o que digo. Em sua forma dinâmica, amar é a responsabilidade prática de uma pessoa para com a outra. Se você pode amar, então ame. E digo mais: ame sem fingimento. A Bíblia recomenda isso. Se você pode estender a mão e emprestar o seu ombro à pessoa que se esbarra em você todos os dias com um grito mudo de socorro, faça isso. Amar é o maior sentido da existência do ser humano. Sem amor não há sentido para viver. A pessoa que não ama, não edifica a si mesma. Que Deus possa derramar o seu amor em nossos corações para que aprendamos a amar o nosso próximo como a nós mesmos. 

    3. É urgente a necessidade de pregar a verdadeira Palavra de Deus. Nestes últimos dias, insta-nos o Senhor a expor a sua Palavra tanto ao mundo quanto à Igreja. Não podemos fugir. Essa é a nossa responsabilidade. Devemos proclamar toda a Palavra de Deus enquanto é tempo. É preciso confirmar o restante que está para morrer. Se formos conivente com o mundo e suas práticas, como vamos chegar diante de Jesus Cristo no dia do julgamento no Tribunal? Há uma grande necessidade de expor o verdadeiro evangelho a toda criatura. Em tempos de proliferação de falsos ensinos, urge-nos, entregarmos a verdadeira Palavra de Deus. A mensagem de salvação. 

    4. A tentação é permitida por Deus como prova de fé. Ela só pode ser vencida mediante o poder do Espírito Santo operando no crente. A tentação, no seu sentido mais comum, é um processo terrível, da parte do homem, do mundo e do Diabo, cuja finalidade é destruir a fé, a santidade, a comunhão com Deus, levando o crente a pecar. Para vencer, é preciso fazer como Jesus, que usou a "Espada do Espírito", a Palavra de Deus. É preciso usar as armas que Deus colocou à disposição de seus servos. Em Cristo "somos mais que vencedores". O que precisamos, de verdade, é confiar inteiramente em Deus que nos ajuda a vencer as tentações. Que Deus nos ajude e nos abençoe! 

    5. O coração deve ser aberto para realizações, para receber as inúmeras oportunidades que a vida nos oferece para viver. Não existe maior prisão do que viver uma vida com o coração fechado para os sentimentos. Temos tanto a aprender e isso se torna mais difícil quando mantemos as chaves da prisão em nossas mãos e o coração continua fechado. Abra o seu coração e deixe Deus mudar a sua vida. Muitas pessoas passam todo o tempo da existência sem abrir o coração para o Senhor. Vidas assim são cheias de incertezas e angústias. Mas, aqueles que abrem o seu coração para ouvir a voz de Deus encontram a paz que tanto almejam. 

    6. Aprendi muita coisa ao confiar em Deus. O Senhor tem sido a base da minha fé. Aprendi que, mesmo estando com Cristo e seguindo seus caminhos, terei aflições e passarei por momentos ruins na minha vida. Seguir Jesus não quer dizer viver só bonança. Ele me ensinou que no mundo terei aflição, mas devo confiar que, se Ele estiver comigo, tudo vai ficar bem. Quando aprendemos a confiar inteiramente em Jesus, sabemos que é melhor atravessar as tempestades com Ele do que navegar tranquilamente sem Ele. O Senhor nos ensina mais quando estamos no vale do que na segurança de uma montanha. É nos vales que aproximamos mais de Deus e podemos ver o seu amor e proteção sobre nós. 

    7. Ocupe-se da leitura da Bíblia. Gaste mais tempo do que qualquer outro cristão com o estudo da Palavra de Deus e galgarás os umbrais do conhecimento do Senhor. A Palavra de Deus é a melhor fonte de conhecimento que existe. É nela que encontramos as respostas para as perguntas que perturbam nossa mente desde sempre. É na Palavra de Deus que encontramos o auxílio e a proteção do Senhor para as nossas ansiedades e dúvidas. É na Palavra de Deus que encontramos a orientação necessária para trilharmos o melhor caminho. Ela é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Então, não perca mais tempo: Leia a Bíblia! 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário