sábado, 8 de abril de 2023

Meditações do Poeta Cacerense LI

    1. Ter uma consciência pura e fiel a Deus deve ser a principal meta de nossas vidas. Afinal, não podemos mentir para o Senhor e Ele conhece os nossos pensamentos. Busque a presença do Senhor. Peça perdão pelos teus pecados e viva na direção do Espírito Santo. Existe um provérbio francês muito bacana que diz: "Não existe travesseiro mais macio do que uma consciência limpa". Que assim seja em nossa vida. 

    2. Jesus Cristo para garantir a salvação de todos aqueles que nEle crê foi preciso morrer na cruz do Calvário. Não existe outra forma do ser humano alcançar a salvação a não ser por intermédio de Jesus Cristo. Quando olhamos para o acontecimento no Calvário entendemos a magnitude desse grande sacrifício. 

    3. Através do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário podemos desfrutar da salvação eterna. Alegre-se em Cristo. Não estamos perdidos e sem esperança. O Senhor Jesus Cristo nos resgatou de nossa vã maneira de viver e nos garantiu o acesso diretamente a Deus. Louvado seja o Nome do Senhor para sempre! 

    4. A verdadeira conversão é a que nasce da tristeza para o pecado e o reconhecimento de que a pessoa precisa da meia volta para Deus. É uma mudança radical na vida. A nova criatura se despoja do velho homem com suas práticas pecaminosas e passa a viver uma nova vida em Cristo. É uma mudança que tem raízes na obra regeneradora do Espírito Santo efetuada na vida do pecador. 

    5. Só o Senhor Jesus Cristo pode salvar o ser humano e o resgatar de seus pecados. Sim. O Filho do Homem veio para perdoar os pecadores que se arrependem. Veio para libertar os cativos e oprimidos pelo pecado. Só através do sacrifício de Cristo é que temos acesso ao céu. 

    6. Ninguém, mas ninguém mesmo, poderá dar desculpas diante de Deus. O julgamento do Senhor é justo. Gosto muito das palavras do profeta quando diz que o Senhor é um Deus de equidade. Sim, meu amigo, minha amiga. Deus é justo. Ninguém poderá dar desculpas diante dEle. Você sabe e você tem certeza do que você faz. A Palavra tem sido disseminada e explanada a todos vocês. 

    7. O sistema opressor que assola o mundo inteiro e não respeita fronteiras. Os ricos ficam mais ricos a cada dia e boa parte dessa riqueza é pela exploração dos mais pobres. O ser humano que não pensa em seu semelhante. Que é ambicioso e só pensa em ter mais e mais. Olhe agora para o seu lado e veja o que você está fazendo para amenizar tudo isso. Você é só mais um opressor? Você é um egoísta que só pensa em ter mais e mais? Ou você olha para o seu lado e ajuda o seu irmão que necessita de ajuda? 

    8. De onde vem a tentação? Deus pode provar a nossa fé como fez com Abraão ou Jó. É certo também que Ele não tenta ninguém para o mal. Quem nos apresenta o pecado e nos induz a ele é o Diabo, ainda assim mediante permissão divina. Não é Deus, portanto, quem coloca diante de você aquele atraente exemplar do sexo oposto que o convida a prazeres ilícitos. Tampouco Ele envia alguém para oferecer-lhe drogas ou propor-lhe atos desonestos. 

    9. Só uma vida dedicada aos ensinos da Palavra de Deus e perseverança na oração para termos a vitória em meio a tanta corrupção. Olhamos para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Olhamos para Jesus que deu a sua vida na cruz do Calvário para que fossemos salvos por Ele. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé pela infinita misericórdia do Senhor. Que assim possamos prosseguir. Olhando para Jesus! 

    10. Como podemos nos manter de pé? Paciência e fé. Paciência para aprendermos a confiar no Senhor e esperar dEle o livramento. Fé, porque sem fé é impossível agradar a Deus. Uns encurvam-se e caem nas armadilhas sutis do inimigo; uns encurvam-se e cai nas ciladas da concupiscência dos olhos e cedem às tentações da carne. Uns encurvam-se e caem diante dos ídolos desta geração incrédula e egoísta. Adoram mais a criatura do que o Criador. E, fazendo assim, caminham a passos largos para a destruição. No entanto, nós que buscamos o Senhor continuamente, nos levantamos e estamos de pé diante de Jesus Cristo nosso Senhor. 

    11. Qual é o segredo para nos mantermos de pé em meio uma geração perversa como a que estamos vivendo? Não é fácil. No entanto, é possível. Mas, existe um segredo para que isso aconteça. Perseverança. Sim. Olhar para Jesus, nosso Senhor e Salvador, o único modelo de perfeição a ser seguido. O mundo tem sido um lugar contaminado desde que o pecado entrou nele. E, a cada geração, as atrocidades, crimes, violência e maldade só aumenta. O mal nos cerca de todos os lados. 

    12. Ah! Quanta ilusão pelo mundo afora. Quantas decepções! Só há um Deus! O Deus Todo Poderoso, Criador dos céus e da Terra. O Deus que servimos e que cuida de cada um de nós com cuidado especial. O Deus que nos atende quando a Ele clamamos. Esse é o Deus que servimos. Deus Magnífico! Deus de Poder! Um Deus Majestoso! 

    13. Devemos tomar cuidado porque pedir sinal, às vezes, é sintoma de incredulidade. É a mesma coisa que duvidar do poder de Deus. Será que precisa mais do que o milagre da vida, do movimento do ar, do sorriso de uma criança, do nascer do sol e, por que não dizer, do milagre da salvação? 

    14. Não há um alento para os que vivem sem Deus. Eles são confusos. A morte é um fim trágico para muitas pessoas. Atravessam uma porta que os levarão a uma eternidade na escuridão. No entanto, para os que crê em Cristo, acreditam que Ele ressuscitou ao terceiro dia e está a destra de Deus intercedendo por nós, para esses a esperança se renova a cada manhã. 

  15. Perguntar é bom. Questionamentos e dúvidas são duas reações humanas compreensíveis, mas também oferecem a oportunidade de relembrar, trazer segurança e confortar os que são abalados pelas incertezas. E quem tem as melhores respostas para as nossas dúvidas? Apenas um. Deus! Ele sabe o fim desde o princípio, Ele nos conhece antes do nascimento, Ele é onisciente. Então, que a nossa confiança seja direcionada a Ele. Que nossas perguntas sejam ao Deus que conhece todas as coisas e, por isso, tem todas as respostas. 

Reflexão: Odair José, Poeta Cacerense

Nenhum comentário:

Postar um comentário