quarta-feira, 14 de maio de 2014

Que fizemos nós?




Eu escutei e ouvi; não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha. Até a cegonha no céu conhece os seus tempos determinados; e a rola, e o grou e a andorinha observam o tempo da sua arribação; mas o meu povo não conhece o juízo do SENHOR. Jeremias 8:6-7.

Vivemos uma época em que impera uma sociedade violenta e sem escrúpulos. As pessoas querem fazer justiça com as próprias mãos. Espancam seus semelhantes no meio das ruas. Matam outras por diferentes razões. O sangue jorra pelas cidades. Jovens são assassinados na saída da escola. O medo impera nas vidas de pessoas dessa sociedade. Parece um cenário terrível. Até quando isso será dessa forma? Difícil dizer. O caos estabelecido na sociedade contemporânea tem seus motivos no distanciamento do homem com Deus.

O profeta já alertava a milhares de anos. Não falam o que é reto. Falsos ensinadores divulgam teorias difusas e cauterizam as mentes. A mídia massifica a ideia de que o homem pode conseguir suas coisas sem depender de Deus. A moral é colocada de lado em diversas situações porque o homem não depende dela para viver. Ninguém há que se arrependa de sua maldade. Sodoma e Gomorra se sentiriam puras diante da maldade do ser humano nos dias atuais. Hoje eles invertem as verdades. Uma sociedade onde as celebridades apóiam quem pode se defender e se escondem quando deveriam apoiar quem realmente necessita de apoio. Uma sociedade hipócrita onde lincham inocentes no meio da rua como se fossem donos da verdade.

Era um dia qualquer quando trouxeram uma mulher diante de Jesus. Seus acusadores, todos com o peito cheio de justiça, inconformados com o adultério da mulher, queriam apredejá-la. Jesus, silenciosamente, olhou para eles e disse: quem não tiver pecado atire a primeira pedra. Era um dia qualquer quando Fabiane Maria de Jesus é apedrejada, espancada e morta no meio da rua. Será que quem a espancou e apedrejou naquele dia eram santos, sem pecados? Parece que sim. Fizeram justiça com as próprias mãos. Ou cometeram mais uma injustiça?

Que fizemos nós? Eis a pergunta que uma população hipócrita faz diante dessas barbaridades. Como fica a família que foi destruída? E quantas famílias não são destruídas todos os dias de forma semelhante? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo se arremete com ímpeto na batalha. Será até quando vamos contemplar cenas como essa no nosso cotidiano?

A diferença dos pássaros, a cegonha, o grou e a rolinha, é que eles, diferentemente do ser humano, conhece o tempo de sua arribação. O homem não conhece. O sangue é derramado e quase ninguém se importa mais. A banalização da violência é algo comum nos nossos dias. Mas, virá o dia do juízo dAquele que tudo sabe, que tudo vê e que julga com justiça. Eis a mensagem de Deus para o ser humano. Que haja arrependimento. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam; Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos. Atos 17: 30-31.

Que Deus em Cristo nos abençoe!

Texto: Odair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário