quinta-feira, 29 de maio de 2014

Deus fala através da natureza - Parte III



Deus fala através do vento.

E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 1 Reis 19:11-12.

Nessa análise sobre o falar de Deus usando a natureza não poderíamos deixar de citar esse exemplo maravilhoso. Elias, o profeta de Deus fugia da perseguição feita pela rainha Jezabel que queria tirar-lhe a vida. Ele estava angustiado porque achava que só ele temia a Deus em Israel e que o povo havia abandonado os caminhos do SENHOR. Quando ele estava escondido na caverna a Bíblia diz que Deus falou com ele através da natureza.

Nessa passagem bíblica é explícito o agir de Deus sobre a natureza. Ele envia um forte vento que fendia os montes e quebrava as pedras. Com certeza um grande estrondo. Quem já presenciou cenas de vento forte pode imaginar o que Elias passou ali. Depois do vento um terremoto seguido de um fogo. Deus utiliza elementos naturais para falar com Elias. Era só o prenúncio do que Deus tinha reservado para ele. Depois de todos esses acontecimentos veio uma voz mansa e delicada. A voz de Deus.

Aqui nós temos um exemplo maravillhoso do agir de Deus. Ele fala da maneira que quer, a hora que quer e da forma que quer. Importa é estarmos atentos para ouvir a sua voz. Importa é estarmos na posição para entender o falar de Deus. Para uns é necessário que aconteça coisas terríveis como um vendaval ou um terremoto na vida dele para depois Deus falar suavemente ao seu coração. Para outros não é necessário tudo isso porque são sensíveis a voz do Espírito Santo de Deus.

Onde você está neste momento? Dentro da caverna? Será necessário Deus enviar ventos fortes, terremotos ou labaredas de fogo para que você possa crer que Ele está na sua causa? Deus é tremendo e quer que ouçamos sua voz. Ele fala através da natureza. Ele conhece o seu caminhar e as dificuldades que tens passado. Deus está agindo da forma que Ele quer porque Ele tem o conhecimento das coisas e sabe como elas devem acontecer. Não desista na caminhada. Não desanime. Deus fala com você e quer que você saia da caverna.

Ouça a voz de Deus nesta hora. Olhe para as estrelas, para o sol, para a beleza das flores, para o cantar dos pássaros e você verá que Deus está falando a todo momento.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário