quarta-feira, 28 de maio de 2014

Deus fala através da natureza - Parte II




Deus fala através da lã e do orvalho que cai a noite.

E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, Eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. Juízes 6:36-37.

Dando continuidade ao nosso estudo sobre como Deus fala através da natureza hoje podemos analisar o agir de Deus na vida de Gideão. A Bíblia nos revela que o povo de Israel se desviou dos caminhos de Deus e o SENHOR enviou os midianitas para atormentá-los. Toda a colheita do dia era levada pelos seus inimigos a noite. Porém, a coisa ficou pior ainda quando os midianitas se aliaram aos amalequitas e outros povos do oriente para combater o povo de Israel. O inimigo era grande e assustador. Nesse contexto é que surge Gideão, um típico servo de Deus que não se conformava com aquela situação.

Não podemos concordar com a situação de ameaça que os incrédulos utilizam contra o povo de Deus. Como cristãos devemos estar atento a voz de Deus e pronto para obedecer o chamado de Deus. Gideão, ao ouvir o SENHOR o convocar para liderar um pequeno exército de 300 homens queria uma prova de que Deus estava com ele. Nesse contexto é que vemos Deus falando através da natureza.

A lã é símbolo de pureza. Vem da ovelha que é um animal da natureza. O orvalho é uma obra da natureza. Ouvimos Deus falando porque, em uma noite a prova que Gideão pediu ao SENHOR era que na primeira noite orvalhasse apenas no velo e a terra ao derredor ficasse seca e assim sucedeu. Na noite seguinte que o processo fosse o inverso, isto é, que orvalhasse em toda terra e que o velo de lã permanecesse seco e assim aconteceu.

Deus falou com Gideão através da natureza. Gideão obedeceu a voz de Deus e conquistou uma grande vitória. Como estamos diante de Deus? Será que ouvimos a voz de Deus? Estamos vendo o seu agir em meio a natureza? Ele fala ainda hoje. Basta atentarmos para a grandiosidade do universo e os segredos contidos em um único orvalho. Nem uma folha cai sem a permissão de Deus. Eis a magnitude do seu poder.

Sabe o que significa o teste de lã que Gideão fez? Ele solicitou uma prova de Deus para tomar uma decisão. Ele estava em meio uma geração que havia se desviado dos caminhos de Deus. Nos dias atuais temos a Bíblia, a infalível Palavra de Deus para nos orientar. Não é necessário ficarmos pedindo provas de seu poder ou sua existência. Pois Ele existe e tem poder. Quando era ingênuo na fé já fiz esse tipo de coisa. Se Tu estás nesse negócio, dizia eu, que apareça uma nuvem no céu agora. Claro que não apareceu. Mas Deus continua sendo Deus e tendo poder. Hoje compreendo que não é necessário fazer esse tipo de teste porque a Bíblia me ensina o caminho que devo seguir para ter vitória.

Que Deus em Cristo possa nos orientar a darmos ouvidos a sua palavra e entendimento para sabermos os seus desígnios. Entrega teu caminho ao SENHOR, confia nEle e Ele tudo fará. O segredo da vitória é esse. Que Deus abençoe a todos.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário