quarta-feira, 7 de maio de 2014

O cuidado de Deus por nós




Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer. Marcos 8:2.

Vivemos em uma sociedade onde as preocupações causam doenças gravíssimas em boa parte da população. Pessoas que não dormem por causas das preocupações com as contas a pagar, o trabalho a fazer, o livro da faculdade ou os trabalhos escolares para resolverem. As ansiedades dos dias consomem as noites. As madrugadas são de insonias por causa das incertezas do amanhecer. Eis uma cruel realidade que nos cerca no cotidiano.

Na história da humanidade podemos perceber que essas preocupações sempre perpassaram o ser humano desde o seu primórdio, mas nunca com tanta intensidade como agora. O imediatismo e o consumismo corrompe o tempo, suga as energias e causa o caos na sociedade. É preciso matar um leão por dia e descascar um abacaxi a cada minuto. E lá se vai o tempo. As frases mais corriqueiras são “não vi o tempo passar”, “não deu tempo”, “como o tempo passou rápido”, “preciso de mais tempo”, entre outras relacionadas a essas.

Nesse contexto, no entanto, paramos para meditar numa passagem bíblica significativa. Quando Jesus estava ensinando uma multidão parou para ouvi-lo. Logicamente que alguns queriam ver milagres, outros queriam mesmo ouvir a mensagem, mas o fato é que muitas pessoas deixaram os seus afazerem, arrumaram um tempinho para ouvir Jesus.

Mas, o que chama a atenção no texto é que Jesus teve compaixão daquelas pessoas que a três dias estavam ali reunidas ouvindo a sua mensagem. Precisavam alimentar o corpo físico. Estavam saboreando o alimento espiritual, mas necessitavam do alimento material. Jesus não os queria despedir daquela forma e então fez o milagre da multiplicação dos pães pela segunda vez. O detalhe aqui é que esse povo eram gentios. Jesus estava na região de Tiro e Sídon onde realizava sua missão salvadora. O cuidado de Jesus é com todos.

Mesmo na correria do dia a dia precisamos parar para ouvir e meditar na palavra de Deus e receber o alimento espiritual. As preocupações do mundo deve ser entregue nas mãos do Senhor. Ele cuida de nós. Suas mãos estão estendidas sobre nossas vidas e Ele conhece nossas preocupações. Ele tem compaixão das nossas necessidades e sabe o que precisamos mesmo antes de pedirmos a Ele.

As aflições de um mundo mal, repleto de afazeres urgente toma todo tempo que temos e acaba sugando nossas energias a ponto de vermos pessoas esgotadas e frustradas a todo momento. As decepções e ilusões da vida são uma constante. O que estamos fazendo? Estamos tendo tempo para ouvir o Mestre? Ou estamos só preocupados com as coisas materiais? A vida é passageira. Tudo passa. E o que estamos construindo? Onde está o nosso tesouro? Onde está o nosso coração? Jesus nos ensina a confiar nEle. A entregar nossas preocupações nas suas promessas e buscar, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça.

Jesus teve compaixão da multidão, teve cuidado dela porque ela estava com Ele. Eis o segredo da palavra de Deus nesse dia. Tenho compaixão da multidão, porque já há três dias ESTÃO comigo. Quantos dias você tem estado com Jesus? Quanto tempo tem tirado de sua vida para O buscar com sinceridade e O adorar? O mundo passa. Tudo passa. Mas aquele que serve a Deus permanece para sempre.

O tempo que temos deve ser aproveitado com todo carinho. Não podemos ficar presos aos grilhões do urgente e esquecermos nos de Deus. Ele quer falar ao nosso coração. Quer ter um contato diário conosco. Quer falar conosco. E o que estamos fazendo? O mundo tornou-se tão predominante que até mesmo dentro da igreja durante os cultos as pessoas estão preocupadas com as mensagens do celular. Parece brincadeira, mas até mesmo nos púlpitos é possível perceber isso. Aquela multidão estava a três dias ouvindo as mensagens de Jesus. Hoje, alguns não conseguem passar uma hora e meia adorando a Deus sem não se preocupar com as coisas materiais.

O cuidado de Deus por nós exige uma aproximação de nossa parte. Devemos parar um pouco as nossas tarefas cotidianas e tirar um precioso tempo para adorar a Deus. O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Que Deus em Cristo nos abençoe a contar os nossos dias. Só assim alcançaremos um coração sábio. Um coração que adore a Deus em Espírito e em verdade.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário