segunda-feira, 12 de maio de 2014

Quem olha para as nuvens...




Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. Eclesiastes 11:4.

Há momentos na vida que pensamos em desanimar. As lutas parecem não ter fim e as dificuldades parecem aumentar cada vez mais. Os obstáculos tornam-se gigantes diante de nossa incapacidade em vencê-los. Chegar ao fim da corrida, alcançar aquele sonho que tanto desejamos torna-se difícil demais e queremos desistir. Mas, não é isso que devemos fazer.

Tinha uma pedra no meio do caminho já dizia Drummond. Sempre tem uma pedra no caminho. Um obstáculo que quer nos fazer desistir. Mas, como estaremos no final da vida? O que vamos dizer para os nossos filhos e netos? Que desistimos dos sonhos porque havia uma pedra no meio do caminho? Jesus mandou que retirassem a pedra para ressuscitar Lázaro. O milagre acontece quando removemos a pedra. Davi usou as pedras para derrotar o gigante Golias.

A mensagem de hoje nos alerta para vencermos os obstáculos que se agigantam diante da nossa vitória. Para chegarmos ao final da carreira vencedores é preciso vencer alguns obstáculos. O desânimo, o conformismo e a preguiça existencial. O desânimo sempre vem quando não conseguimos cumprir uma meta ou alcançar um objetivo que tínhamos proposto. Precisamos vencer o desânimo. Não deu certo hoje? Continuarei amanhã e com mais vigor e determinação. Onde errei hoje tiro lição para as próximas etapas. O conformismo é outro obstáculo que precisamos derrotar. Não podemos nos conformar com as coisas desse mundo. Precisamos de uma mente renovada pelo Espírito Santo de Deus. A situação está ruim e nos conformamos com isso. Não. Precisamos urgentemente combater o conformismo e prosseguir na caminhada.

A preguiça existencial é algo que derruba uma boa parcela da humanidade. Não quero pensar, não quero fazer, não consigo, minha vida não vale nada. Eis alguns pensamentos que dominam as vidas cheias de preguiça existencial. É preciso vencer esse mal. É preciso arregaçar as mangas e colocar as mãos na obra. Nossa vida tem um valor muito alto. Não fomos feitos para sermos derrotados. Levante sua cabeça e siga em frente. A vitória é nossa pelo poder de Deus.

Quem sabe faz a hora não espera acontecer. Esse refrão da música de Geraldo Vandré é uma canção de vitória. Precisamos fazer as coisas acontecerem na nossa vida. Muitos querem alcançar um objetivo na vida, tem um sonho e deixa isso de lado quando encontra o primeiro obstáculo diante dele. Quem observa o vento nunca semeará, e quem olha para as nuvens nunca segará. Que Deus nos ajude a não abandonarmos nossos sonhos assim.

Na Bíblia de Estudo Pentecostal há uma orientação sobre essa passagem bíblica muito interessante. Esperar as condições perfeitas indica falta de iniciativa. Na vida espiritual, se esperarmos a ocasião e o local perfeitos para lermos a bíblia, nunca começaremos; para pertencer a uma igreja perfeita, nunca congregaremos; para ter o ministério perfeito, nunca serviremos. Devemos dar nossos passos em direção ao crescimento espiritual. Não devemos aguardar condições que provavelmente jamais existirão. Eis uma grande lição para as nossas vidas.

Texto: Odair

Nenhum comentário:

Postar um comentário